Vantagens do Tratamento com Células Tronco

 

célula troncoO uso das células-tronco, também conhecidas como células mãe, na cura de uma diversidade de doenças é um dos assuntos mais polêmicos da atualidade e vem sendo criticada por confrontar certos dogmas religiosos.

As pesquisas sobre o tema têm recebido atenção dos principais cientistas mundiais, em decorrência dos benefícios gerados como os estudos, que podem solucionar as causas de um grande número de doenças incuráveis ou de difícil tratamento.

As células-tronco, provenientes do cordão umbilical de embriões, possuem a capacidade de mutação em outras partes do corpo humano, incluindo tecidos, fibras musculares, estruturas ósseas e sangue, através da substituição das células doentes nos adultos pelas células-tronco do feto.

A recomendação, para todas as mães de recém nascidos é guardar o cordão umbilical da criança. Caso haja a necessidade futura de transplante de medula óssea, fica muito mais fácil conseguir um doador compatível.

Um problema a se considerar sãos os altos custos do tratamento. Por ser uma técnica recente, somente grandes centros de pesquisa e hospitais a eles credenciados utilizam tais procedimentos. Para efeitos de comparação, Nos Estados Unidos, somente o processo de coleta das células-tronco, presentes no cordão umbilical custa, em média, $1400,00, fora o custo de armazenamento anual.

Os estudos e a utilização da técnica em nosso país encontram-se em fase inicial. As poucas pessoas, que se submetem ao tratamento, assinam um termo de autorização, ciente que se trata de um tratamento em fase experimental.

Caso não haja interferência considerável de posições religiosas sobre a continuação de estudos sobre o tema, impedindo o aprimoramento da técnica, em pouco tempo teremos uma gama maior de doenças sendo tratadas e outras deixando de existir, com custos relativamente acessíveis.