Utilize Azeite em Suas Sobremesas

Você já deve ter ouvido que azeite é bom para saúde. E é mesmo! É por isso que os chefes de cozinha tentam unir esse produto a pratos diferentes. Dessa vez, o chef Júlio Medeiros, do restaurante Oliva que inovou. Ele utiliza azeite em suas sobremesas.

Confira uma das receitas:

Sorvete de Baunilha com flor de sal e azeite

Ingredientes:

750 ml de leite, 250 ml de creme de leite fresco, 200 g de açúcar, 50 g de glicose de milho, 10 gemas de ovos peneiradas, 4 favas de baunilha e 4 grãos de café (para tirar o cheiro de ovo).

Modo de preparo:

Misturar o leite e o creme de leite e depois abrir as favas de baunilha, virando as favas do avesso e raspando as com a ponta de uma faca (as sementes irão aromatizar o leite). Em seguida, aqueça a mistura de leite com creme te leite e, ao mesmo tempo, bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura clara e fofa.

Em seguida, a pessoa deverá adicionar um pouco da mistura de leite aquecido às gemas batidas e misturar bem. Além disso, coloque as gemas na panela junto ao leite, adicione a glicose de milho e os grãos de café e cozinhe, mexendo sempre, até 90ºC (meça com um termômetro de cozinha).

Desligue o fogo, retire os grãos de café e bata no liquidificador. Para finalizar, coe a misture e reserve por 6 horas na geladeira. Bata na máquina de sorvete seguindo as orientações do fabricante.

Como montar:

Você deverá pegar uma taça pequena, exemplo uma taça de “dry martini” pequena, e servir uma bola de sorvete de baunilha. Depois disso, salpique uma pitada de flor de sal e regue delicadamente com um pouco de azeite extra-virgem.