Tipos de Azeites: Entenda a Diferença entre vários Tipos

Tipos_de_azeite

O azeite, esse alimento milenar consumido desde as antigas gerações, é um dos alimentos de maior benefício para a saúde humana. Produzido através do processamento das azeitonas, proporciona saúde e bem estar aos que dele fazem uso.
Além das propriedades terapêuticas, proporciona um gosto muito agradável e peculiar aos pratos e receitas diversos.
O azeite comercializado em nosso país é quase todo importado. Estamos em sétimo lugar no rank das importações mundiais.
O que muitos desconhecem é que existem vários tipos de azeites, classificados conforme seu teor de acidez, ou seja, quanto menor esse teor, melhor qualidade o azeite terá.

Conheça os principais tipos:

Virgem: Sua acidez é em torno de 2% no máximo. Com sabor pouco acentuado e paladar levemente adocicado, fica delicioso no preparo de saladas e molhos.

Extra virgem: Originado do processo de prensagem a frio, é o de maior pureza dentre todos, com o limite de acidez de 1%. Aqueles de melhor qualidade situam-se na faixa de 0,4 a 0,5%. Com um paladar mais acentuado que o azeite virgem, seu uso em saladas e demais receitas que não necessitem ir ao fogo, é muito apreciado pelos principais gourmets.

Refinado: Obtido mediante o refinamento do azeite em seu estado virgem.Possui um teor de acidez\ superior a 3%. Seu uso é bastante recomendado para realizar frituras diversas.

Composto: Como o próprio nome diz, é uma mistura de óleos vegetais com o azeite refinado. Com qualidade bastante inferior, próxima ao do óleo vegetal é um produto de baixa qualidade nutricional, principalmente quando utilizado no tempero de saladas diversas.

Puro: Este azeite é pouco concentrado, com aproximadamente 1,5% de acidez. Seu sabor, porém, é relativamente suave e seu custo é bastante inferior aos azeites virgem e extra virgem.

Escolha aquele que melhor agrade, considerando sempre a finalidade de uso e os benefícios para a sua saúde.