Sauna e Seus Benefícios Para a Saúde

Sauna-e-Seus-Benefícios-Para-a-Saúde-2Confira neste artigo a sauna e seus benefícios para a saúde  que realmente ela traz uma sensação de bem-estar e é um tratamento rápido e natural para beleza e a saúde no geral.
Além de ser um hábito extremamente saudável, por promover a limpeza e desobstrução dos poros, melhorando a aparência da cútis, a sauna, quando praticada regularmente é recomendável para manter em perfeita condição, a saúde física e emocional.

Suas origens remontam os países frios, em especial a Finlândia. Com o passar do tempo, a prática difundiu-se por todo o planeta. Atualmente, uma legião de fãs é adepta dessa prática tão saudável. Seus benefícios são inúmeros dentre os quais podemos considerar:

  • Alívio do stress: o stress é um mal que acomete a grande maioria da população mundial. Existem inúmeros métodos para o alívio do stress. Porém, de todos os conhecidos a sauna é o mais saudável. Através do efeito do calor, que libera endorfinas, a sauna age sobre os músculos, promovendo uma sensação de relaxamento sem igual. Ainda que alguns afirmem que esse relaxamento tem efeitos mais psicológicos do que fisiológicos, não podemos negligenciar a sensação de bem estar resultante da prática.
  • Alivia a retenção de líquidos: um de seus efeitos mais benéficos para a saúde é a liberação de líquidos retidos no organismo, através da transpiração forçada. Algumas pessoas sentem-se menos inchadas, promovendo uma falsa sensação de emagrecimento e perda de peso.
  • Melhora a respiração: desobstrui as vias nasais, através da dilatação vasoconstritora e da eliminação de impurezas pelo canal do nariz. Utilizada regularmente, auxilia nos casos de doenças do trato respiratório, dentre elas, as rinites.

Sauna-e-Seus-Benefícios-Para-a-Saúde-1Apesar dos inúmeros benefícios proporcionados pela prática da sauna, seu uso indevido pode acarretar desconforto e algumas complicações de saúde. Quando usada sem critérios, poderá promover o aumento do diâmetro das veias e artérias, provocando desconforto e alterações na saúde de cardíacos e dos que sofrem de pressão baixa.
Usada de forma adequada, no máximo três vezes na semana, é possível usufruir todos os seus benefícios, melhorar a saúde e aumentar a sensação de bem estar.