Receita Caseira para a Câimbra

caimbraAs câimbras, dores fortes e agudas, provocadas por contrações musculares, em sua grande parte nos membros inferiores, tem causado inconvenientes a muitas pessoas, principalmente atletas e esportistas que usam exaustivamente seus sistemas musculares. Existe também um tipo de câimbra nas pernas, que ocorre no período da noite, sem causa aparente e normalmente associada a algum tipo de doença sistêmica.

Entre as principais causas das câimbras podemos citar:

- Fadiga muscular: observada principalmente nos atletas que extrapolam os limites de sua resistência muscular. Posturas inadequadas que exigem esforços musculares irregulares também promovem sua ocorrência.

- Falta de água no organismo: falta de água no organismo facilita os espasmos e contrações musculares involuntários, tanto dos músculos quanto dos tendões.

- Frios intensos: baixas temperaturas fazem com que nossos músculos e nervos enrijeçam como forma de reação orgânica, causando as câimbras.

- Problemas circulatórios: Deficiência na circulação sanguínea, principalmente nos membros inferiores também contribui para o surgimento das câimbras.

- Falta de minerais no organismo: os principais minerais que dificultam o aparecimento de câimbras são o potássio, o magnésio e o cálcio. A falta de quaisquer deles facilita as contrações involuntárias dos músculos.

Receita caseira

Uma forma paliativa de minimizar o problema, quando aquela dor inconveniente surgir de forma inesperada, é preparar uma receita caseira para a câimbra muito eficaz e fácil de fazer.

arrudaBasta colocar uma generosa porção de folhas de arruda, juntamente com um litro de álcool dentro de uma garrafa escura, fechando-a de forma a impedir a entrada de ar, para que o álcool não evapore rapidamente e a solução fique muito concentrada. Aguarde uma semana, em local arejado e isento de radiação solar, para que a arruda comece a soltar seu sumo no álcool.

Com essa receita suas dores serão minimizadas tão logo apareçam. Porém, é importante salientar que essa medida é paliativa. Procure as causas do problema consultando um bom especialista.