Pressão Alta: Causas e Cuidados

Pressão-alta-1Problemas de pressão alta afligem milhões de pessoas por todo o planeta. Uma análise periódica é fundamental para garantir boas condições de saúde, uma vez que o aumento ou redução fora das condições ideais pode acarretar uma série de danos, podendo ainda levar ao óbito. O aumento é ainda mais letal que a diminuição.
As principais causas do aumento da pressão são:
- Obesidade: que aumenta proporcionalmente com a pressão. Portanto cuidado com o fato de estar fora do peso.
- Sal em excesso: deve haver um controle da quantidade diária ingerida. Não precisa eliminar totalmente, mas use com muita moderação.
- Stress: uma das principais causa do aumento de pressão. Pratique técnicas de relaxamento e faça alongamentos diariamente.
- Alcoolismo: para quem tem predisposição ao aumento de pressão, o álcool multiplica os riscos de ocorrência de picos de pressão, o que pode acarretar infartos fulminantes. Se já utiliza algum medicamento para controlar a pressão, pare de usar imediatamente o álcool, mesmo com moderação.
- Sedentarismo: A falta de atividades
físicas acelera o envelhecimento e várias doenças provenientes desse estilo de vida. Sedentários tem possibilidades maiores de sofrerem flutuações de pressão.
Menopausa: nessa época, os picos de pressão são mais presenciados em algumas mulheres. Portanto, um acompanhamento médico é essencial.
- Hereditariedade: pressão alta é, em boa parte dos casos, passada de pais para filhos. Caso seus pais sofram desse mal, sua possibilidade de vir a sofrer desse mal são maiores.
- Anticoncepcionais na adolescência: o uso de anticoncepcionais durante a adolescência pode fazer com que a mulher desenvolva essa anomalia durante a idade adulta.

Pressão-alta-2Portanto, muito cuidado com relação à pressão alta. Todo cuidado é pouco. Não deixe de fazer visitas periódicas ao médico. Caso tenha o aparelho individual em sua residência, verifique semanalmente ou sempre que perceber alguma alteração em sua saúde.