Moradores de apartamentos costumam zelar pela boa aparência de suas varandas, locais onde se pode ter contato com plantas e ornamentos e conviver com um pequeno pedaço de natureza no conforto do lar.
Áreas verdes dentro de apartamentos são cada vez mais valorizadas, principalmente nas grandes cidades, onde a presença de plantas torna-se cada vez mais rara.
Por isso, é interessante decorar as varandas de apartamentos com plantas adequadas, para dar um ar mais campestre e bucólico ao local. A escolha correta é mais que fundamental. As plantas de sombra e meia-sombra, em vasos de alvenarias, são as mais adequadas para esse tipo de ambiente.
Outro fator a ser considerado nessa escolha é a incidência do sol e dos ventos, além do espaço disponível. Cada planta tem suas características específicas e dependem de uma série de fatores para manter a vitalidade e beleza.
Como recomendação, as seguintes plantas podem ser usadas em sua varanda:
Plantas de meia-sombra:
Indicações: Palmeira ráfis, Espada de São Jorge, asplênio, pândano espiral, pau d’água e pata de elefante.
Cuidados: Rega diária, poda, retirada de folhas velhas e adubação.
Plantas de sombra:
Indicações: Bromélias de sombras as famosas palmeiras-ráfis.
Cuidados: Evite água em excesso que poderá apodrecer as raízes. Faça a rega com moderação, deixando a terra úmida e não encharcada.
Plantas de sol:
Indicações: Jabuticabeiras, palmeiras fênix, pleomele e moreia bicolor.
Cuidados: verifique a quantidade de rega de cada uma dessas espécies. Posicione-as constantemente, de tal forma que aproveitem ao máximo a ação dos ventos sazonais.
Usando a planta adequada e tomando os devidos cuidados é possível embelezar sua sacada e preservar suas plantas em boas condições por longa data.