Pesquisa Revela Risco ao Consumir Carne Vermelha

Carne Vermelha

Segundo uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública de Harvard, o hábito de comer carne vermelha pode estar associado à elevação dos riscos de morrer devido a problemas no coração ou câncer.

De acordo com os cientistas, quem consome carne vermelha, todos os dias, pode aumentar em até 20% suas chances de falecimento.

O indivíduo que consome carne vermelha regularmente, principalmente as carnes que são processadas, como toucinhos e salsichas, poderá desenvolver com mais probabilidade doenças, como diabetes tipo 2, doenças coronárias, derrame e algumas variações de tumores.

O estudo foi publicado na revista “Archives of Internal Medicine” e tem como autor principal Frank Hu. De acordo com sua equipe a carne vermelha processada possui diversos componentes que trazem malefícios à saúde.

Alguns desses ingredientes são nitritos, sódio e gorduras saturadas, os quais podem intensificar o surgimento de doenças classificadas como crônicas.

Mude seu Hábito de Consumo.

carne vermelha 1Dessa forma, a dica dos especialistas é substituir a carne vermelha, seja ela processada ou não, por fontes de proteínas que sejam mais saudáveis como as aves, legumes e grãos. Vale destacar que mesmo a carne vermelha não processada pode elevar o risco de morte.

A diferença é que nesse caso a probabilidade de 20% cai para 13%. Caso a pessoa substitua a carne vermelha por nozes, ela reduzirá o risco de mortalidade total em 19%. Já se a substituição for feita por grãos inteiros ou de carne de ave, o índice foi de 14% e o de peixe, 7%.

Para essa pesquisa foram analisados 37.698 homens, acompanhados por até 22 anos, e 83.644 mulheres, estudadas por até 28 anos. Desse grupo amostral, 5.010 pessoas morreram por doenças cardiovasculares e outras 9.464 devido a câncer.