Origem Dia dos Namorados

Dia dos namorados

O dia dos namorados está chegando. Comemorada no Brasil e em outros lugares do mundo, a data é dedicada aos casais apaixonados, que mantém algum tipo de relacionamento.

Mas será que todos sabem a história que há por trás desse dia? É por isso que nessa matéria os leitores poderão conhecer todos os detalhes do surgimentos do dia dos namorados.

Origem do Dia dos Namorados

Na verdade, tudo começa com o  história do Dia de São Valentim, o qual era relacionado a um jejum feito em homenagem a São Valentim. Porém, associação do Dia de São Valentin e os casais apaixonados ocorre somente depois do fim da Idade Média.

Isso depois da seguinte história: O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, o qual proibiu o casamento durante as guerras. O motivo foi que ele acreditava que os homens solteiros seriam combatentes melhores nos campos de batalha.

Sendo assim, o bispo Valentim não corresponder à proibição e continuou celebrando casamentos e até se casou secretamente. Com a descoberta dos fatos, o bispo foi preso e condenado à morte. E a data de sua morte foi 14 de fevereiro.

santo antonioHá outras versões, como na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros.

Por fim, foi no século XVII que ingleses e francessas começaram a participar da celebração dessa data e no século seguinte pelos Estados Unidos, onde é chamado de The Valentine’s Day.

Voce deve estar se perguntando porque o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil. O motivo está no fato de que 12 de Junho é  véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antonio, “o santo casamenteiro”.

Por fim, não importa o dia de comemoração da data. O importante é estar perto de quem se ama, fazer uma surpresa ou comprar algo especial.