Nutrientes das Cascas de Frutas

 cascas-de-frutas

Todos nós sabemos a importância da alimentação em nossa saúde e beleza. Tendo uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes indispensáveis, nosso organismo poderá gozar de boa saúde. Assim prolongamos nossos dias no planeta, com uma melhor condição de vida.

O que muita gente desconhece é que os alimentos podem ser aproveitados com mais eficiência, caso sejam processados corretamente.

Uma boa parte dos nutrientes, presentes nas cascas desses alimentos, em especial, nas frutas, pode ser aproveitada em nossa alimentação diária, ao invés de serem jogadas no lixo.

Deliciosos pratos podem ser obtidos, usando as cascas, nas mais variadas formas. Tudo depende da criatividade e imaginação.
No caso das frutas, essa regra também é válida. Gourmets do mundo todo têm usado as suas cascas na confecção de pratos e bebidas sofisticados.

Confira algumas informações sobre as cascas das seguintes frutas:

- Maçãs: A maça é uma fruta rica em vitaminas e minerais. Infelizmente muitos a descascam para o consumo, retirando dela a sua principal fonte de vitamina C. A casca dessa fruta possui 3 vezes mais vitaminas do que a polpa, sendo um excelente remédio contra diversos tipos de câncer.

- Abacaxis: Fruta deliciosa, de clima tropical. Dele, normalmente é aproveitado sua polpa, usada para alimentação e preparo de sucos, gelatinas, sorvetes e outras guloseimas. Sua casca não deve ser usada para alimentação, devido à aparência espinhosa. Ao fervê-la, porém, um delicioso suco pode ser obtido, de sabor agradável e repleto de vitamina C.

- Maracujá: Sua casca é rica em pectina, um remédio eficaz no tratamento da diabete. A forma mais usual de utilização é torrando as cascas e fazendo uma farinha que poderá ser adicionada à comida.

Dessa forma, dá para se ver o poder nutritivo dessas cascas e algumas formas de utilização, que aproveitam suas propriedades terapêuticas.

Elas são ricas em nutrientes. Aprenda como usá-las!

Maça:

  • É rica em vitamina C, que previne o câncer, e pectina, que auxilia a digestão. Uso: coma sem descascar ou aproveite as cascas e faça chás e sucos.

Abacaxi:

  • A casca possui mais vitamina C do que a polpa. Uso: Ferva a casca e aproveite o caldo em sucos ou no preparo de gelatinas.

Maracuja:

  • Contém pectina, indicada para o tratamento do diabetes. Uso: Aproveite em forma de farinha leve as cascas ao forno até torrar. Bata no liquidificador, peneire e acrescente a farinha resultante a comidas ou bebidas.