Notebooks: Vantagens e Desvantagens

Os notebooks vêm sendo utilizados desde a década de 90, quando foram lançados no mercado. A tendência dos equipamentos eletrônicos  em geral é a miniaturização, haja visto que tudo começou com os computadores gigantes ENIAC e EDIVAC que, pelo seus tamanhos, ocupavam salas inteiras.

vantagens de comprar notebook

Com a onda dos notebooks, outra leva de produtos eletrônicos é lançada de carona, tais como os netbooks, tablets e smartphones.

Os notebooks vieram cobrir uma necessidade de praticidade, uma vez que o uso dos computadores pessoais fica restrito ao ambiente em que estão conectados.

Principais vantagens dos notebooks

- Praticidade: você pode levá-lo a qualquer lugar e torná-lo seu amigo inseparável, pelo menos enquanto durar a bateria. Essa é a principal característica que levou alguém a criá-los.

- Custos atrativos: quando foram lançados, seus custos eram altos comparados aos computadores pessoais. Hoje, em dia, os valores estão relativamente baixos. Se comprar um computador pessoal terá que adquirir o conjunto completo:  gabinete, monitor, teclado e mouse. Já no laptop, todos esses componentes vem juntos.

- As tecnologias de conexão, 3g e wireless, foram criadas para tornar possível o acesso à internet. No caso da conexão sem fio wireless, é possível acessar a internet em locais públicos, tais como rodoviárias, shoppings centers e aeroportos, sem a conexão convencional. Os aparelhos 3G permitem acesso à web em qualquer lugar e horário. As novas versões de 3G vêm com velocidades de transmissão em valores elevados.

Principais Desvantagens dos notebooks

Nem tudo, porém, são flores. Esses aparelhos ainda possuem algumas limitações. Os teclados são pouco ergonômicos, cansando rapidamente os dedos para quem os utiliza constantemente. Os riscos de lesões por esforços repetitivos – LER aumentam consideravelmente. Os mouses são de difícil manuseio, o que restringe as ações, quando comparados aos mouses convencionais.

- As baterias tem vida útil restrita. Novas versões prometem baterias de longa duração, com durabilidade superior a 24 horas com carga total.

Apesar de todas as limitações, o notebook ainda é uma ótima opção de aquisição, principalmente para aqueles que necessitam dessa praticidade que o aparelho pode fornecer.