Meningite: Sintomas, Prevenção e Tratamento

As meninges

A meningite é uma doença que pode ser definida como uma infecção causada por uma bateria ou vírus que consegue se alojar e atingir as meninges.

As meninges se constituem em três membranas responsáveis por envolver e proteger o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Há ainda alguns casos raros em que as meninges são provocadas por algum fungo ou até mesmo pelo bacilo de Koch, o mesmo que causa a tuberculose.

foto-meningiteSendo assim, os sintomas da meningite variam com o tipo da doença, já que, existe a meningite viral e a meningite bacteriana.

A meningite viral é mais branda. Seus sintomas são parecidos com os de uma gripe, sendo que os mais afetados são as crianças. Elas costumam sentir dores de cabeça, ter uma febre, apresentar rigidez na nuca, inapetência ou ficar irritadas.

Já a meningite bacteriana é mais grave e precisa de tratamento imediato. As bactérias responsáveis por causar a meningite são denominadas meningococos, pneumococos e hemófilos. Essas bactérias são transmitidas por meio das vias respiratórias ou em casos de infecções no ouvido.

Sintomas

Entre os sintomas estão: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, em alguns casos, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esse último sintoma indica que a doença está se espalhado e há riso de infecção generalizada. E fique atento: nos bebês a moleira fica mais elevada.

Como prevenção existe a vacina Haemophilus influenzae tipo B, a qual já é obrigatória. Existe também a vacina contra o pneumococo, lançada nos Estados Unidos e na Europa, e a vacina contra o meningococo C que foi inserida no Calendário Básico de Imunização brasileiro em 2011. Procure também manter bons hábitos de higiene.

Tratamento

Além disso, é importante lembrar que o tratamento da meningite bacteriana deve ser imediato, pois ela deixa seqüelas, como surdez, dificuldade de aprendizagem e comprometimento cerebral, sem contar que ela pode levar à morte.

Não existe tratamento específico para as meningites virais e as meningites que são causadas por fungos ou pelo bacilo da tuberculose exigem tratamento prolongado à base de antibióticos e quimioterápicos por via oral ou endovenosa.