Mau Hálito: Causas e Tratamento

mau hálito

Um grave problema que aflige muita gente é o mau hálito. Devido a ele, até sólidos casamentos foram dissolvidos, pelo fato do parceiro não conseguir se aproximar. Beijar, nesses casos, torna-se um grande sacrifício.

Esse problema atrapalha relacionamentos amorosos e profissionais, afastando as pessoas para bem longe daquele que o possui.
O mais complicado ainda é a situação da vítima, que não sabe como reagir frente a isso, ficando na dúvida se deve ou não alertar a pessoa.

Um dos indicativos para saber se você possui o problema é baforar nas palmas das mãos e cheirar. Esse método nem sempre funciona, pois a pessoa, muitas vezes, está acostumada ao cheiro e nem percebe o mau odor. O correto seria perguntar para um amigo intimo, ou cônjuge se o mau te acomete.

Pergunte, se puder, para umas duas ou mais pessoas. Caso confirmem a incômoda situação, tome providências imediatas e volte a ter um hálito agradável novamente.

Causas do mau hálito

As prováveis causas do mau hálito podem situar na boca, garganta ou estomago.

- Boca: Visite periodicamente seu dentista. Faça as manutenções de rotina. Ao escovar os dentes não se esqueça de fazer a higiene em sua língua também. Dentes podres e infecções nas gengivas costumam proporcionar um cheiro forte e desagradável.
- Garganta: Infecções e inflamações na garganta também produzem odor desagradável. Ao fazer seus exames de rotina, verifique o estado de sua garganta. Faringites costumam liberar um muco branco na boca que não deve ser engolido.

- Estômago: a grande maioria dos casos de mau hálito provém do estomago. Nunca fiquem longas horas sem se alimentar. O intervalo máximo entre as refeições deve ser de 3 horas. Faça disso uma rotina. Quando não puder se alimentar, beba bastante água para compensar. Uma boa opção é beliscar alguns alimentos que não engordam muito, tais como frutas secas e soja torrada ao longo do dia.

Mudando seus hábitos e visitando periodicamente médicos e dentistas, seu hálito voltará a ser saudável e livre do mau cheiro.