FIES – Financiamento Estudantil

O FIES (Financiamento Estudantil) é um programa criado exclusivamente para financiar o estudo de pessoas que não tem condição de pagar a mensalidade de determinada faculdade.FIES

Com esse financiamento as parcelas iram se estender em mais algumas mensalidades, porém o valor mensal irá diminuir e isso com certeza acabam sendo um bom diferencial para uma pessoa que conta com uma baixa renda, mas que quer fazer um curso superior.

Esse programa é governamental, oferecido para estudantes que realmente conseguem comprovar que não tem condição de pagar sua mensalidade integral. Porém para participar do programa, os candidatos ao benefício deve fazer uma prova seletiva, através das classificações o programa escolherá qual pessoa está apta a usufruir desse financiamento.

Mas não basta isso, pois o MEC também vai levar em consideração as menores rendas, visando que dessa forma a classificação não fica apenas por conta da prova seletiva.

Para conseguir vincular o financiamento a sua faculdade, a instituição deve ser muito bem pontuada pelo MEC e deve fazer parceria com o FIES, além disso, você deve ter matricula feita nessa instituição, somente dessa forma você conseguirá usufruir desse benefício.

A emissão de fatura fica na maioria das vezes por conta da Caixa Econômica, mas como as faturas podem ser adquiridas online, muitos alunos acabam nem pedindo sua primeira via, deixando apenas para adquirir uma segunda via através do site oficial.

Em todo caso para conhecer um pouco mais sobre o FIES basta entrar nesse site http://sisfiesportal.mec.gov.br/, esse site é oficial do programa e nele você encontra todas as informações referentes ao mesmo.

Nesse site você poderá fazer uma pesquisa em relação as instituições que participam desse benefício, além disso, você também conferi dicas e informações de como se inscrever no programa e assim participar da prova seletiva.