Erros nas Redações do ENEM

Erros-nas-redações-do ENEMAs redações do ENEM e o nível de qualificação dos estudantes brasileiros.
O ENEM, ou Exame Nacional do Ensino Médio, criado pelo Ministério da Educação, em 1998 e realizado todos os anos em nosso país, possui a finalidade de avaliar os estudantes das escolas públicas e particulares quanto ao desempenho educacional. A intenção é analisar a situação atual, detectando falhas na estrutura atual de ensino para promover as devidas melhoras na educação do país. Algumas universidades vêm usando as notas do ENEM como balizadoras em seus processos seletivos.

Uma das questões analisadas durante os vários anos em que as provas foram aplicadas é o baixíssimo nível de conhecimento de uma considerável parcela estudantil brasileira. A prova que retrata isso de forma mais efetiva é a de redação, algumas delas com erros gravíssimos e bizarros, dentre as quais podemos citar:

- “As moléculas de água quando congelam viram Duréculas e quando vaporizam viram vaporéculas”.

- “Apóstrofes são os 12 homenzinhos que comeram com Jesus e que Michelangelo bateu a foto”.

- “Cada vez mais as pessoas querem conhecer sua família através da árvore ginecológica”.

- “Os animais foram salvos do dilúvio graças à Arca de Noel”.

- “A 2ª guerra mundial foi um período de paz e de prosperidade para a Alemanha”.

- “O índice de fecundidade deve ser igual a dois para garantir a reprodução da espécie, pois precisa de um macho e uma fêmea para fazer um bebê, pode ser até três ou quatro, mas dois ta bom”.

- “Hoje em dia, a taxa de corrupção cresce 80%, a taxa de honestidade cai 20% e a taxa de incredulidade aumenta 100%. E ninguém faz nada”

- “A alimentação é o meio de digerirmos o corpo”.

- “A finalidade das Cruzadas era passear pelo deserto em busca de aventuras”.

- “O que mais falta no Brasil é a falta de ética”.

- “O Brasil não cresce mais porque, como diz o poeta, está deitado em berço estreito”.

- “Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas.”.

Essas poucas pérolas, extraídas dentre milhares de outras detectadas nas redações do ENEM mostram o quão distantes alguns de nossos estudantes se encontram de um nível mínimo aceitável. Isso apenas reflete a grande barreira que temos pela frente, com a necessidade de melhorar os currículos escolares a fim de aprimorar o ensino brasileiro e preparar nossos jovens para um futuro mais promissor.