Dicas Para o Final das Férias Escolares

Final de fériasO mês de agosto marca o retorno às aulas, após um bom período de descanso, lazer e divertimento, onde as energias estão recarregadas e todos estão preparados para enfrentar mais um semestre letivo. Aquela rotina de acordar cedo, arrumar a casa, fazer a comida, dormir em horários definidos volta a fazer parte da rotina diária de pais e filhos.

A mudança nas atividades cotidianas é, em alguns casos, radical e difícil de ser adaptada rapidamente. Alguns conselhos podem facilitar essa readaptação e tornar o retorno às aulas algo menos traumático, tanto para os pais quanto aos filhos.

A readaptação ao novo horário é um dos focos principais na volta às aulas. Com relação ao período de descanso, volte à rotina de horários uma semana antes, dormindo cada dia mais cedo, até coincidir com o horário habitual. Não deixe para mudar seus hábitos de sono de forma abrupta, pois seu corpo sentirá os efeitos no decorrer de toda a semana. Vá diminuindo os períodos em que seus filhos ficam assistindo televisão ou navegando na internet. Induza-os a dormirem cada vez mais cedo.

Retorne gradativamente a rotina.

As refeições devem seguir o mesmo padrão dos horários de sono. Vá alterando gradativamente esses horários até ajustar ao horário convencional. Nas férias, algumas pessoas abusam do excesso de alimentação. Regule, também, nessa semana, as quantidades ingeridas e os períodos de alimentação. Uma alteração repentina na forma de se alimentar pode ser sentida pelo seu organismo que reagirá na forma de enfermidades diversas.

Vá conversando com seu filho a respeito do retorno às aulas, preparando-o psicologicamente para isso. Enfoque a necessidade de estudar e dedicar uma boa parte da vida deles na escola. Torne esses momentos agradáveis, assim como são os momentos de lazer.

Agindo assim, a mudança de hábitos se tornará algo menos prejudicial. O retorno à normalidade após o final das férias escolares ocorrerá de forma menos traumática e seus filhos voltarão aos estudos descansados e animados para mais um período letivo.