Dicas Para Manter a Casa Fresca e Arejada no Verão

Dicas-Para-Manter-a-Casa-Fresca-e-Arejada-no-VerãoNas épocas mais quentes do ano, onde a temperatura aumenta e a sensação de calor e sufocamento tomam conta, é praticamente impossível ficar em um ambiente fechado e com pouca ventilação, principalmente no conforto de nosso lar.
Nessas horas vale tudo para minimizar o problema: usar roupas leves, tomar um bom banho frio ou mesmo sair em busca das brisas e correntes de ar.
Existem, entretanto, algumas recomendações para deixar sua casa mais fresca e arejada nessas épocas do ano, proporcionando um clima mais aconchegante e ameno, dentre as quais podemos citar:

  • Deixe as janelas e cortinas abertas somente nos momentos onde não houver incidência direta do sol. Abrir janelas para refrescar e deixar o sol aquecer o ambiente servirá apenas para aumentar o calor interno. Aguarde até que não haja incidência de sol em determinada janela ou porta para abri-la totalmente. As persianas são muito mais eficazes que as cortinas na climatização do ambiente.
  • Equipamentos eletroeletrônicos despendem grande quantidade de calor. Caso não estejam em uso, retire-os da tomada para evitar que aqueçam ainda mais o ambiente.
  • Plantas dentro de casa, em quantidades e locais adequados refrescam o ambiente minimizando a sensação de calor.
  • Aquelas fontes em miniatura, ligadas na rede elétrica, ajudam a promover a sensação de frescor.
  • Os ventiladores e circuladores são outras ótimas opções para refrescar. Os circuladores são melhores que os ventiladores por aumentar a movimentação do ar, sem usar fluxo direto, o que pode resfriar as pessoas de maneira incorreta. Caso opte pelos ventiladores, prefira os de teto que agridem menos nosso equilíbrio térmico.

Com essas recomendações simples é possível manter o ambiente interno de nossas residências fresco e arejado durante as estações mais quentes do ano.