Dicas Para Limpar Fogão

dicas-para-limpar-fogãoAcompanhe nossas dicas para limpar fogão, pois a cozinha é um dos locais de maior dificuldade durante a limpeza do lar, pois agrega grande quantidade de resíduos de alimentos, gorduras e outros produtos de difícil remoção.
As sujeiras tendem a ficar impregnadas nas paredes, pisos, azulejos, tetos e principalmente nos eletrodomésticos. Desses, o fogão é o mais afetado e difícil de ser limpo.
No entanto, algumas dicas podem ser valiosas na hora de limpá-los, tornando o processo de limpeza mais simples e rápido.

  • Antes de tudo, verifique se as partes de seu fogão não estão com temperatura elevada, o que poderia causar queimaduras em suas mãos ao manuseá-lo. Inicie, tirando as grades de proteção e as bocas, o que torna o trabalho de remoção das sujeiras mais fácil. Com um pano, retire as sujeiras maiores, tais como grãos de comida e outros alimentos.
  • Usando detergente neutro ou um produto adequado, retire todo o excesso de gorduras, usando uma esponja. Repita a operação para garantir que toda a gordura foi retirada.
  • Finalize a limpeza da superfície, passando um papel absorvente para retirar algum resíduo que tenha ficado durante a remoção com a bucha. Finalize com um pano seco para deixar a superfície brilhando. Tenha o cuidado de não arranhar o seu fogão, passando sobre ele a parte mais dura da esponja, Bombril ou palha de aço.
  •  Lave as grades e as bocas com produtos específicos para a remoção de gordura. Muitas vezes, lavar somente com detergente, sem esfregar adequadamente pode causar acúmulo de gorduras nos contornos, o que será difícil de remover posteriormente. Esfregue bem as bocas para evitar acúmulo de gordura nos orifícios onde sai a chama, pois prejudicará o funcionamento de seu fogão.

Caso tenha condições, compre produtos desengordurantes específicos para a limpeza dos fogões. Com o tempo o acumulo se torna visível, com formação de crostas, dando uma aparência anti-higiênica e desleixada.