Dicas Para Entrevistas de Emprego

Dicas para entrevistas de empregoO momento da entrevista é ansiado por todos os candidatos a vagas de empregos. Aquela expectativa quanto à forma como será conduzida a entrevista, bem como as possíveis perguntas a serem abordadas, deixa qualquer um apreensivo. Dessa forma, é aconselhável preparar-se para o momento decisivo, uma vez que o mercado está cada vez mais competitivo e as chances de conseguir um bom emprego tornam-se cada vez mais difíceis.

dicas para entrevistas de emprego

Acompanhe algumas perguntas comuns em entrevistas de emprego:

- Descreva a sua pessoa: Muito cuidado com o que vai dizer. Procure não ser nem otimista demais, nem pessimista. Fale somente a verdade. Realce suas qualidades com diplomacia, sem dar a impressão que está contando vantagens.

- Qual o seu conhecimento a respeito da empresa: caso não conheça nada a respeito do lugar onde pretende trabalhar é porque realmente não serve para a vaga. Pesquise junto a funcionários, na internet ou em outros locais que possam dar algumas informações a respeito dos produtos, mercado, entre outros.

- Quais são os seus pontos fortes e fracos: prepare-se antes para essa pergunta. Coloque tudo num papel e leia várias vezes. Isso tem que estar na ponta da língua.

- Você trabalharia sob pressão: A única resposta satisfatória para essa questão é “SIM”. Trabalhar sob pressão é requisito básico para qualquer profissional. Caso o seu emocional não aceite bem essas condições, você poderá trazer problemas à empresa em longo prazo.

- Qual o trabalho desempenhado que mais gostou: o entrevistador compara sua resposta com os encargos a serem desempenhados na profissão disponível, com o intuito de verificar compatibilidades de afinidades. Caso o que mais gostou de fazer não tenha relação direta com o cargo pretendido, isso conta como ponto negativo e pode desclassificá-lo.

Além dessas, que são consideradas eliminatórias, outras questões comuns nas entrevistas são:

- Qual o seu nível de experiência na área?
- Qual a sua intimidade com o pacote Office (Word, Excel, PowerPoint, Acess)?
- Porque saiu da empresa onde estava?

Esses questionamentos costumam estarem presentes em todas as entrevistas de emprego. Prepare-se antes para não se arrepender depois. Pense bem naquilo que irá dizer. Não cometa erros que possam eliminá-lo da disputa.