Dicas para Enfrentar a Baixa Umidade do Ar

Dicas para Enfrentar a Baixa Umidade do ArRecomendações para enfrentar a baixa umidade do ar.
Em determinadas épocas do ano, quando a umidade do ar fica muito baixa, nosso organismo responde a essa variação, na forma de olhos e narizes secos, irritação na garganta e tosse. Para os alérgicos então, a situação se complica, pois há um aumento da movimentação e proliferação de ácaros e substâncias químicas pelo ar, o que complica ainda mais os quadros da doença.
Algumas recomendações de especialistas são importantes para remediar e atenuar as complicações respiratórias, oriundas da baixa umidade do ar, dentre as quais podemos citar:

- Ingestão de água nas devidas proporções: No caso dos adultos, o consumo médio é de 2 litros diários. Para as crianças menores, entre 5 e 12 anos, o mínimo aceitável são 3 copos médios.

- Práticas de exercícios físicos nos horários de maior umidade do ar: Os horários entre as 10:00 e 17:00 horas não são indicados para a prática de esportes, por serem períodos de menor umidade relativa do ar. Evite, ao máximo, praticar quaisquer esportes durante esse período em dias secos.

- Umedeça seu quarto antes de dormir: Deixe um pano limpo e úmido em seu quarto durante a noite, para deixar o ar mais úmido. Uma vasilha com água também é uma boa alternativa. Se em sua casa houver um umidificador ou vaporizador, deixe-o ligado durante a noite. Faça isso somente nos dias muito úmidos, pois poderão provocar mofos e bolores.

- Lave várias vezes ao dia suas narinas com soro fisiológico. Caso esteja num local onde o soro não esteja acessível, umedeça com água mesmo. O importante é manter as narinas hidratadas.

- No caso dos alérgicos, deixe sempre as cobertas e roupas bem lavadas e livres de mofos e ácaros.

Dicas-para-Enfrentar-a-Baixa-Umidade-do-Ar

Clima muito seco, com baixa umidade, traz muitos inconvenientes à saúde e bem estar, principalmente no caso dos alérgicos, onde os transtornos são maiores. Dessa forma, cuidados especiais devem ser tomados nessas ocasiões, para minimizar seus efeitos e permitir conviver com a baixa umidade sem maiores prejuízos.