Dicas para Elaborar Currículo

dicas-para-elaborar-curriculoUm currículo bem elaborado é um grande passo para se conquistar o emprego dos sonhos. Em apenas uma folha, toda a sua trajetória profissional deve ser bem definida para vender sua imagem e conquistar a preferência de quem analisa.
Infelizmente, poucas pessoas sabem como elaborar um bom currículo, pecando em aspectos básicos e reduzindo as chances de uma contratação.

Como eleborar um bom currículo

Alguns pontos são fundamentais e devem considerados, entre eles podemos citar:

- Faça um esboço do seu currículo, em forma de texto, antes mesmo de começar a elaborar, descrevendo sucintamente sua trajetória profissional. Somente após isso, comece a elaborá-lo em forma de estruturas.

- Nunca coloque informações que não possuam algum fundo de verdade. Procure ser o mais honesto possível. Se houver informações falsas que possam ser averiguadas, então poderá dar adeus a vaga pretendida. Mentiras em currículos são inaceitáveis por parte do contratante. Durante a entrevista, várias perguntas podem ser direcionadas em pontos específicos seu currículo, para averiguar a veracidade das informações.

- Não coloque pretensão salarial, a menos que o contratante autorize. Essa informação é considerada sempre como uma desvantagem. Você nunca tem ideia de quanto à empresa está disposta a pagar. Portanto omita essa informação do seu currículo quando puder. Sequer deixe a informação “Pretensão Salarial: a Combinar”. Questões salariais é o último ponto a ser tratado em uma entrevista.

dicas-para-elaborar-currículo2- Não cometa quaisquer erros de português durante a redação. Essa é uma das faltas mais graves, principalmente se a vaga for destinada a cargos que exijam boa leitura, escrita ou pronúncia. Depois de elaborado o currículo, leia-o pelo menos três vezes com muita atenção. Não deixe que um erro passe despercebido e comprometa sua avaliação.

- O padrão é de apenas uma folha preenchida. Em casos onde o candidato tenha uma basta experiência profissional ou acadêmica, duas folhas são mais que necessárias para isso.

- Quando for referenciar cursos que realizou, enfatize aqueles que têm relação com a vaga oferecida. Se a vaga for para recepcionista, não informe que fez cursos de manicure ou confeiteira. Relacione somente os cursos que agreguem conteúdo à vaga pretendida.

Essas poucas, mas valiosas , informações ajudam na elaboração de um bom currículo, evitando que se cometam erros primários e, assim, comprometer suas chances de emprego.