Dicas Para Economizar Energia Elétrica em 2013

Dicas-Para-Economizar-Energia-Elétrica-em-2013Confira algumas dicas para economizar energia elétrica em 2013.
No próximo ano, a energia elétrica em nosso país sofrerá uma redução significativa, algo em torno de 16,5%. Essa medida, que não foi um presente de nossos governantes e sim contas de anos anteriores, cobradas indevidamente, acarreta uma economia para o bolso dos consumidores brasileiros, que pagam uma das tarifas mais caras de todo o planeta.

Mesmo com essa medida, que tornará essa cobrança menos onerosa para o bolso do contribuinte, ainda é possível reduzir ainda mais a conta mensal para o próximo ano, adotando as seguintes recomendações:

  • Abra as portas e janelas o quanto puder: com as portas, janelas e cortinas abertas, durante o dia e ao entardecer, a incidência de luz natural aumenta, iluminando o ambiente interno e exigindo menos da iluminação artificial.
  • Pinte as paredes internas e tetos com cores claras: Quanto mais claras forem as cores utilizadas, menor a necessidade de lâmpadas potentes, o que ajuda a reduzir o consumo.
  • Acenda as luzes somente em casos de máxima necessidade: muitas vezes deixamos as lâmpadas acessas sem finalidade alguma. Adote a prática de vasculhar continuamente os cômodos em busca de lâmpadas acessas. Dê preferência para lâmpadas de potências menores. Use as de maiores intensidades para ambientes onde se costume ler ou exercer outras atividades que necessitem de boa acuidade.
  • Adquira eletrodomésticos com o selo PROCEL: Dê preferência pelos equipamentos que contenham esse selo, pois possuem menor consumo de energia. Atualmente, a maioria desses produtos sai de fábrica selado.
  • Desligue todo equipamento da tomada quando não estiver em uso: Uma parte da energia elétrica é gasta pelo equipamento conectado na tomada mesmo que esteja desligado. Sendo assim, conecte-os somente no momento do uso.
  • Faça manutenção periódica nas instalações elétricas: Sempre que as instalações estiverem em condições inadequadas ocorre fuga de energia elétrica, afetando, dessa forma, o consumo. O indicado é efetuar manutenções a cada 5 ou 7 anos.

Usando com sabedoria e moderação, os valores de sua conta de energia reduzem, sobrando mais dinheiro em seu bolso para utilizar em outros fins.