Dicas para Cão Não Destruir Canteiros e Jardins

canterios x cão Ter um cão é o sonho de muita gente. Companheiro, amigo e uma excelente terapia para minimizar os problemas do dia a dia. Como é bom chegar em nossa casa e ser recepcionado de forma tão calorosa por esse fiel amigo.

Uma das diversões prediletas desses animais, porém, é mexer nos canteiros e jardins. Isso possui um fundo instintivo, onde o contato com a terra é bastante saudável para seu emocional. No entanto, os resultados podem ser decepcionantes, principalmente aqueles que possuem o hábito de cultivar plantas ornamentais para enfeitar a sua residência ou manter um canteiro de hortaliças para consumo próprio.

Dicas para não destruir canteiros e jardins

Para evitar que seu cão destrua seus canteiros e jardins, alguns conselhos são preciosos e minimizam o problema. Entre eles, podemos citar:

- faça seu animalzinho gastar toda a energia excedente com brincadeiras e exercícios, ao menos 1 hora por dia, pois, além de ser um hábito saudável para o físico, atua também no emocional, evitando a depressão.

- Reserve um pequeno espaço para que ele possa raspar suas unhas no chão, antes de tirar aquela soneca. Esse hábito é instintivo, herdado de seus ancestrais primitivos. Por isso ele raspa seus canteiros, deixando-os em condições lastimáveis.

- Cães gestantes intensificam essa prática, em busca de local para fazer o seu ninho. Esse é outro costume herdado dos antepassados. Prepare um bom ninho, com panos à vontade para ela aconchegar melhor a sua ninhada.

- A repreensão deve ser imediata ao ato. Não adianta ralhar com seu amiguinho pouco tempo após o ocorrido que ele não saberá o motivo da bronca. Jamais bata ou agrida por isso, senão ele intensificará esse ato, destruindo ainda mais seu canteiro como forma de protesto.

- Para as cadelas com filhotes deixarem de cavar buracos, basta misturar as fezes dos filhotes com a terra do canteiro que as manterão longe do local.

Com esses conselhos, os problemas dos buracos nos canteiros podem ser minimizados ou mesmo solucionados, resolvendo o inconveniente de uma forma simples e sem traumas ao animal.

cão x jardim1