Dicas de Como Escolher e Passar em um Concurso Público

dicas-para-passar-concurso-publicoOs concursos públicos atraem uma legião de pretendentes, interessados em conseguir um emprego bem remunerado e estável, que ofereçam bons salários e a garantia da estabilidade, mesmo em épocas de crise.

Os cursos pelo país se multiplicam de forma incontrolável, oferecendo pseudo-receitas para se conquistar a tão sonhada vaga, prometendo mundos e fundos e cumprindo pouco daquilo que foi dito.

Dicas de como se preparar corretamente.

O que se vê nisso tudo é que não existem receitas mágicas para conseguir esse objetivo. Somente os mais preparados gozarão desse privilégio. Antes mesmo de começar a se preparar, esteja certo quanto à escolha da vaga e adote as seguintes recomendações:

- Escolha corretamente a vaga desejada. Não se baseie somente em salários. Opte por aquilo que te realiza profissionalmente. São inúmeros os casos de pessoas insatisfeitas nos serviços públicos, por exercerem funções incompatíveis com seus perfis profissionais e que desistem da vaga pouco tempo após a efetivação, à procura de algo que as realize.

- Verifique os locais de lotação. Confira se a cidade atende suas necessidades e de sua família. Algumas cidades não possuem infra-estrutura adequada. Pessoas muito apegadas às cidades natais ou com fortes vínculos familiares também têm grande dificuldade em morar em lugares distantes.

- Caso seu perfil se encaixe em mais de uma vaga, opte por aquela com o perfil mais adequado ao seu nível de conhecimento profissional. Nem sempre as vagas menos disputadas oferecem melhores chances. Pode ser que alguns requisitos te dêem um diferencial na disputa e facilitem sua aprovação no serviço público.

- Se tiver condições financeiras, opte por pagar um bom curso, que incentivará os estudos e direcionará seus esforços. Bons cursos são um grande diferencial para o candidato que, além de sentir se estimulado, estudará o estritamente necessário. Procure conhecer a reputação da empresa que ministra as aulas e saiba mais sobre sua competência.

O mais importante em tudo isso é: ESTUDAR, e muito. A concorrência é muito acirrada e não dá para ser negligente. O sonho da grande maioria dos brasileiros é uma colocação no serviço público, assim como você. Os esforços são grandes, mas o merecimento compensa o tempo gasto na preparação.