Dicas de Adubos Ecológicos e Como Usar

Adubos-ecológicos

Os adubos ecológicos vêm sendo cada vez mais procurados, pelos benefícios que trazem às plantas e aos seres que dela se alimentam. Elas não substituem o uso do azoto, fósforo e potássio e sim complementam suas funcionalidades.

Acompanhem alguns adubos ecológicos e suas formas de uso:

Casca de banana: cortadas em pedaços menores, devem ser enterradas juntas às raízes das plantas. Riquíssimas em potássio e fósforo, elementos fundamentais para a saúde das plantas.

Borras de café: Excelentes para o uso em plantas de interiores. Vasos de plantas ornamentais são os mais indicados para o uso desse adubo. Não precisa enterrar. Basta colocar nos pés das plantas.

Águas de jarros de plantas: ideais para serem reaproveitadas em outros vasos ou mesmo em plantas cultivadas no solo.

Cinza de lareira: Par quem tem lareira em casa saiba que ela é uma ótima fonte de adubo ecológico. As cinzas são uns dos melhores adubos que existem, ricas em potássio e fósforo.

Vinho: Os vinhos naturais, sem ação de produtos químicos, são um dos mais poderosos adubos para solos básicos, favorecendo o crescimento de folhas saudáveis.

Vermute: Excelente adubo para a floração de gardênias. Suas flores ficam viçosas e com coloração diferenciada.

Tabaco: O adubo mais indicado para uso em roseiras. Basta pegar algumas pontas de cigarros e embeber em água, durante 8 dias. Em seguida, basta coar e usar a água para regar suas roseiras.

Pilhas usadas: Plantas como hortênsias, gardênias e camélias, que necessitam de solo ácido ficam viçosas quando enterramos pilhas usadas em seus pés.

Ferro velho: Enterre em seus canteiros pregos e ferros velhos pois liberam o óxido de ferro, tão importante para o crescimento vegetal.

Maçã: Quando suas plantas de vaso não florescem ou demoram muito a florescer, experimente colocar pedaços de maçã sobre a terra, cobrindo o vaso por um mês, usando plástico.

Adubos-ecológicos1

Esses adubos orgânicos não acarretam malefícios às plantas e à saúde das pessoas. Use sempre, complementando o adubo artificial.