Destruição Florestas 2011 – Trabalho

Florestas – A destruição das florestas é um grande perigo para a biodiversidade. Além de abrigar uma variedade enorme de plantas e bichos, outra função muito importante delas é servir como filtro para a absorção do dióxido de carbono (CO2), o principal causador do efeito estufa.

Florestas 2011

Destruição das Florestas

A demanda por madeira e carvão e a instalação de cultivo agrícola eliminaram quase metade da cobertura vegetal do mundo. De um total de 62,2 milhões de quilômetros quadrados, restam 38,7 milhões. Na Europa (excluindo o território da atual Federação Russa) e na Ásia, quase 70% das florestas originais foram derrubadas durante o século XIX e o início do XX. Entre 1960 e 1990, um quinto das florestas tropicais foi destruído, principalmente na Ásia e na América Latina.

No Brasil, a floresta Amazônica tem sofrido ampla devastação e/ou destruição da floresta Amazônica, especialmente para o aproveitamento de madeiras nobres e para a expansão da agropecuária. A mata Atlântica, explorada comercialmente desde o século XVI, teve sua cobertura original reduzida a menos de 10%.