Cuidados Para Manter a Pele Saudável no Frio

cuidados-com-a-pele

A chegada do inverno é anunciada com alterações bruscas de temperatura e umidade. Essas mudanças são sentidas por nosso organismo, através de modificações na alimentação, nos períodos de sono e nas condições externas, como pele e cabelos.

Baixa umidade e temperatura não combinam com cabelos e peles bonitos. O ressecamento e a perda de vitalidade são bastante visíveis ainda no começo da estação.

Aliado ao frio, podemos ter como agravante, os ventos, que fazem com que esse ar frio e seco choque contra nós, aumentando ainda mais seus efeitos nocivos.cuidados-com-a-pele1

Segundo estudos, o nível de hidratação natural do nosso organismo reduz em mais de 20%, podendo chegar aos 35% em alguns casos. A hidratação, tanto interna quanto externa é recomendável durante toda a estação.

Um fato interessante, constatado durante esse período, é que o consumo de água cai pela metade, decorrente da diminuição do desejo de bebê-la.

Então, não deixe de usar a sua garrafinha d’água nem mesmo no inverno, quando a sede é menor, mas as necessidades de reposição de líquidos continuam as mesmas, durante todo o ano.

Já a pele é a região do corpo que mais sofre com as alterações climáticas. Pessoas de pele seca então, nem se fala. Sendo assim, use e abuse dos cremes hidratantes. Use-os no corpo todo. Pode-se usar um específico para o rosto, com hidratação profunda, por ser a região mais vulnerável e outro mais comum para as demais regiões.

Hidrate também pernas e braços. Procure um bom dermatologista que receitará os hidratantes adequados ao seu tipo de pele e regiões do corpo.

As escamações, vermelhidões e irritações diversas são bastante comuns nessa época do ano do que nas demais. Além do uso contínuo do hidratante, jamais se esqueça de usar protetor solar. Mesmo que não haja tanta incidência de raios UV, comparadas com as outras estações, seus efeitos são ainda mais nocivos quando a pele apresenta baixa umidade.

A região dos lábios, também, não deve ser esquecida. Utilize manteiga de cacau, duas a três vezes ao dia, evitando que seus lábios ressequem e rachem.

Dessa forma, sua pele ficará mais hidratada, e sofrerá menos com as condições adversas do clima.