Cuidados de higiene nas Academias de Ginástica

Cuidados de higiene nas Academias de Ginástica-1Se você frequenta academia de ginástica cuide da sua higiene para não ser contaminado.
A geração atual, mais consciente quanto à necessidade de preservar boas condições de saúde, tem dado muita ênfase no estilo de vida saudável, baseado numa boa alimentação e regrada a exercícios físicos.
Nunca se procurou tanto praticar esportes e atividades físicas como atualmente.  As academias recebem diariamente novos adeptos e vivem sempre lotadas, com todos os tipos de pessoas, interessadas em manter seus corpos saudáveis e em boas condições estéticas.

Por desconhecermos as condições de saúde e higiene daqueles que compartilham conosco os aparelhos e equipamentos, devemos adotar alguns cuidados básicos, a fim de evitar a contaminação por vírus, fungos e bactérias. As micoses de pele são as doenças mais comuns de serem adquiridas nesses ambientes.

Verifique, em sua academia, se os aparelhos são limpos diariamente e as condições de ventilação e troca de ar são adequadas. O ideal seriam três limpezas diárias. Caso contrário, é recomendável estudar a possibilidade de trocar de academia. Algumas delas disponibilizam, ainda, borrifadores com álcool para esterilização, uma prática correta e que deveria ser adotada por todas.

Cuidados de higiene nas Academias de GinásticaMesmo que ela atenda as recomendações básicas de higiene, é aconselhável, por questões de segurança, adotar os seguintes cuidados:

- Evite contato direto com os aparelhos, usando toalhas pessoais. Leve sempre a sua e evite, ao máximo, emprestar de alguém. Uma tolha ou duas já são suficientes para uma sessão completa de exercícios.

- Dê preferência aos aparelhos próximos às janelas e circuladores de ar. A renovação do ar é necessária, a fim de manter o ar em boas condições e evitar a disseminação de bactérias.

- Evite a proximidade com pessoas gripadas ou resfriadas. A prática de exercícios envolve movimentos respiratórios de inspiração e expiração mais intensos. Com isso, a possibilidade de contrair uma dessas doenças aumenta consideravelmente.

Mesmo seguindo cuidados de higiene nas academias de ginástica, é recomendável, ao terminar a sessão de exercícios, lavar muito bem as mãos, com água, sabão e álcool. Ao chegar em casa, não se esqueça de tomar um belo banho.