Cuidados Com Sua Tatuagem

cuidados-com-sua-tatugemVamos falar dos cuidados com sua tatuagem no seu corpo, cuidados esses que começam antes de faze-las, confira.

A decisão sobre tatuar o corpo é algo relativamente séria, uma vez que pode ter resultados definitivos em nossa estética. Tudo deve ser pensado com critérios, a fim de que não haja arrependimentos futuros. Nenhum detalhe pode escapar dessa análise, incluindo formas, tamanhos e localização de cada uma delas.

Caso você tenha optado por fazê-las ou mesmo tenha alguma em seu corpo, atente para algumas recomendações a serem seguidas antes, durante e após a realização do procedimento.

Cuidados antes de fazer a tatuagem

- Primeiramente, escolha um estúdio de tatuagens idôneo. Verifique se há uma autorização de funcionamento da ANVISA e vigilância sanitária e estufas para esterilizar os equipamentos. Os riscos de contágio com doenças infectocontagiosas são consideráveis.

- Exponha, ao tatuador, sua idéia e veja a sua opinião. Muitas vezes, o ponto de vista do tatuador é mais sensato e coerente que o seu, em decorrência de sua experiência e bom senso. Ouça-o, com carinho, antes de tomar a sua decisão.

- Mesmo sendo maior de idade, é conveniente assinar um termo de responsabilidade, onde ficarão evidentes as responsabilidades do profissional, caso necessite se resguardar legalmente. No caso de menores de idade, além desse documento, há a necessidade de autorização dos responsáveis.

Cuidados após fazer a tatuagem

Realizada a tatuagem, alguns cuidados devem ser tomados relativos à higienização, cicatrização e período pós-cicatrização.

- Quanto à higienização, deve-se atentar para a limpeza da região tatuada, realizada com sabão neutro e água corrente, após 2 horas. Antes mesmo de higienizar a região, certifique-se de esterilizar as mãos com álcool, para evitar infecções.

- A cicatrização de sua tatuagem é muito importante, a fim de não afetar a qualidade da imagem, nem promover infecções no local. O processo de obtenção da tatuagem é realizado por intermédio de queimaduras superficiais, o que demanda o uso de pomadas específicas, ricas em vitamina B, a fim de garantir que a recuperação ocorra da melhor forma possível. A aplicação da pomada é seguida de um curativo, feito à base de filme de PVC, o que evita o possível atrito da região com os tecidos das roupas.

- Após a perfeita cicatrização, deve-se cuidar bem da região, para garantir que a integridade da tatuagem permaneça com o decorrer do tempo. Nesse caso, o principal cuidado diário a ser tomado é o uso de protetor solar sobre a tatuagem, a fim de impedir que fique opaca, desbotada e sem vida, decorrente da perda de pigmentação.

Agindo assim, as chances de manter sua tatuagem com belo aspecto, por longo tempo, aumentam consideravelmente, reduzindo também a ocorrência de danos permanentes em sua pele.