Cuidados com a Alimentação dos Cachorros: Alho e Cebola pode Matar seu Cão

alho e cebola pode matar seu cãoVamos falar sobre os cuidados com a Alimentação dos Cachorros, a   ingestão de alho e cebola pode trazer várias complicações para a saúde do seu cão. Os cães, referenciados pelo dito popular como os melhores amigos do homem, em boa parte dos casos são considerados como os próprios. A cultura popular vem humanizando os animaizinhos à tempos.

Uma das coisas mais comuns, principalmente pela classe mais privilegiada economicamente, é tratá-los com mais regalias que uma pessoa de classe social menos privilegiada. Até nas músicas, são cantados versos sugerindo às pessoas para trocarem seus cãezinhos por crianças pobres, como dizia nosso amigo Eduardo Dusek.

Tratá-lo como humanos, em termos de cuidados, apesar dos excessos, vá lá. O que muitos desconhecem é que as comidas preparadas para os humanos, principalmente aquelas bem temperadas com muito alho e cebola podem até mesmo levar à morte de seu cão.

Estudos divulgados na revista Alemã “Dogs” revelam que a ingestão continuada e em grandes proporções de comidas contendo alhos e cebolas pode realmente envenenar seu cão, acometendo-o com doenças e podendo levá-lo à morte.

Caso você tenha o costume de tratar seu animal com a mesma comida usada em sua alimentação é bom cortar cebola e alho definitivamente do cardápio da família.

Doenças, tais como, anemias profundas, quedas drásticas na produção de hemoglobina, falência dos rins e mesmo morte por envenenamento em longo prazo, foram constatadas durante experimentos.

A ingestão de mais de 5 gramas de alho ou cebola por cada quilo de peso pode até matá-lo instantaneamente.

Alguns donos, confiando na crendice popular, costumam ministra alho picado na alimentação do animal com a finalidade de matar pulgas e carrapatos. Quem acaba morrendo, nesses casos, é o próprio cão.

Algumas raças são ainda mais vulneráveis à intoxicação, entre elas podemos citar o Lhaza apso e o akita.

Para isso existem as rações, com sabores diversos para atender aos paladares caninos mais apurados. Mude radicalmente o cardápio deles antes que seja tarde demais.