Critérios Para Avaliar Silicone no Brasil

Silicone 1

Aguarde! Serão divulgados critérios para avaliar silicone no Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, mais conhecido como Inmetro, acaba de anunciar que em alguns dias serão divulgadas novas regaras de avaliação de próteses de silicone mamárias que terão permissão para serem comercializadas no Brasil.

Os novos critérios serão divulgados no Diário Oficial da União, juntamente com o nome dos dois órgãos certificadores e dos quatro laboratórios que foram autorizados a fazer os testes nos produtos.

Isso significa que depois da divulgação os fabricantes de próteses de silicone mamárias já poderão entrar em contato como essas companhias para que seja atesta a qualidade das próteses comercializadas.

Antes de todo esse processo de certificação, alguns fabricantes já haviam passado por uma análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por isso eles podem a continuar a vender seus produtos até que vença a licença ou que espire o prazo de validade do silicone.

As empresas já inspecionadas pela Anvisa somam cerca de 20 cadastros, sendo que duas delas são brasileiras e já possuem um certificado de boas práticas que é fornecido a quem cumpre perfeitamente todos os critérios sanitários.

As empresas estrangeiras apresentam um quadro preocupante. Isso porque das 18, 8 foram inspecionadas e quatro não conseguiram renovar o certificado, porque foram encontradas irregularidades.

SiliconeSendo assim, você que pretende colocar uma prótese de silicone jamais tome uma decisão sem antes verificar a procedência do material que será utilizado.

Exija que sejam mostrados certificados e licenças concedidas ao fabricante para que isso não venha prejudicar a sua saúde.

É importante também que os médicos assumam uma postura crítica quanto ao tema, só utilizando materiais certificados e de qualidade.