Cremação de Corpos: Saiba Como São Cremados os Corpos

cremação-de-corposNeste artigo você vai entender o que é cremação e como são cremados os corpos.
Em nosso país, temos vivenciado um problema que vem se agravando com o passar dos anos. Trata-se do elevado número de óbitos em relação ao pouco espaço existente para a criação de cemitérios.
Isso é um problema grave, uma vez que a localização desses cemitérios depende de legislações especificas, levando-se em consideração o impacto ambiental.

Uma forma de minimizar o problema é através da cremação de corpos, que já vem sendo adotado, cada vez mais, por um número considerável de pessoas.

Um dos fatores que contribui para isso são os baixos custos envolvidos, uma vez que os valores cobrados situam-se na faixa dos R$ 3.000,00 e não há a necessidade de se comprar e manter um túmulo, pagando impostos anuais para a prefeitura.

O processo completo envolve as seguintes etapas:

- Tudo se inicia quando a pessoa encontra-se, ainda viva, pois precisa de registro em cartório, concordando com tal fato.
- Após atestar o óbito, é realizado o velório da mesma forma que a maneira convencional.
As diferenças surgem após o velório. No sepultamento comum, é realizado o enterro. Já na cremação, são adotadas as seguintes práticas:

cremação-de-corpos-2- O caixão é baixado até uma esteira rolante e levado para uma sala refrigerada, denominada sala fria ou geladeira, revestida com isolantes térmicos. Dentro dessa sala existem prateleiras metálicas, onde são depositados os caixões.
- Os defuntos ficam nessas condições por aproximadamente 24 horas, período apropriado caso a família requeira o corpo para perícias ou averiguações.
- Após esse período, introduz-se o falecido, ainda no caixão, com as alças retiradas, em um forno, sob uma bandeja que impede o contato direto com o fundo do caixão.
- Aciona-se o forno, com uma temperatura média de 1200 graus. O nível de calor é tamanho que a madeira do caixão e as células do corpo vaporizam-se: àquilo que chamamos de volatilização, passando do estado sólido para o gasoso. O cadáver começa a evaporar literalmente. O processo dura, em média, 2 horas.

cremação-de-corpos-1

- Após isso, restará apenas um pouco de cinza, proveniente dos óxidos de cálcio que resistem à evaporação. Caso ajam restos de óxidos em estado sólido, serão triturados em um grande liquidificador, com bolas de metal, para converter tudo em pó. Para se ter uma ideia, um corpo de 70 quilos ficará reduzido à menos de 1 quilo de cinzas.

- Em seguida, essas cinzas são recolhidas, colocadas em um recipiente e entregues à família do falecido.

Como se pode ver, o processo é bastante simples, com os custos relativamente baratos, comparados ao processo de sepultamento convencional, além dos baixos impactos ambientais.