Corrigir Orelhas de Abano: Cirurgia Otoplastia

orelhas de abanoAs orelhas de abano são deformações na orelha, em maior ou menor grau, caracterizadas por uma rotação da estrutura cartilaginosa e deixando as orelhas em evidência, dando a impressão de serem maiores que o tamanho normal.

Quem sofre desse mal, sabe dos inconvenientes desse tipo de problema, tanto estéticos quanto psicológicos. Na fase escolar, então, o bulling é inevitável. Isso desestrutura o emocional da criança, que poderá carregar esses traumas por toda a vida. Uma medida paliativa é deixar os cabelos compridos ao ponto de cobrirem toda a orelha e, assim, esconder o problema.

Existe, porém uma forma de corrigir o problema, através de cirurgia otoplastia, que é relativamente simples e rápida.

O aconselhável é optar pela cirurgia o mais breve possível e livrar-se definitivamente do problema, antes que ele cause mais problemas emocionais à criança, afetando sobremaneira sua auto-estima.

A idade ideal para a realização da cirurgia é a partir dos 5 anos de idade. O que se percebe na prática é que, na grande maioria dos casos, a cirurgia ocorre em pacientes adultos, que conviveram por toda a vida com o problema.

O procedimento cirúrgico é relativamente simples. Para as crianças é realizada com anestesia geral. Já os pacientes adolescentes e adultos somente com anestesia local. A média de duração é algo em torno de 100 minutos, com o paciente recebendo alta no mesmo dia em que foi submetido à operação. A recuperação é rápida e pouco dolorosa.

orelhas de abano

Com todas essas vantagens, e importante providenciar o mais breve possível a cirurgia, a fim de corrigir as orelhas de abano e resolver o problema estético, e assim  impedir que seu filho tenha seqüelas emocionais no decorrer da vida.