Como Retirar Mofo de Roupas

mofo de roupasRoupa mofada ninguém merece. Quando então há mudança de estação, nem se fala. Basta retirar aquele casaco que ficou estocado no último inverno para sentir aquele odor desagradável, típico de roupa mofada.

Algumas pessoas adotam como prática o uso de naftalinas para combater os mofos e as traças. Quanto ao mofo não se tem comprovações de sua eficácia. O que se pode afirmar é que os cheiros desagradáveis são substituídos, uns pelos outros, ou seja, o cheiro de bolor dá lugar ao de naftalina. Ausência de cheiro, entretanto não significa ausência de fungo.

A situação, nesse caso, se agrava: as roupas ficam com um cheiro de naftalina e cobertas com fungos de bolor.

O ideal é retirar as roupas, pelo menos 2 semanas antes de utilizá-las, para serem lavadas.

Lavá-las somente com água e sabão pode não ser suficiente, em grande parte dos casos, para garantir uma completa higienização.

Sendo assim, alguns conselhos são de muita valia para garantir que suas roupas ficarão totalmente livres desses fungos, causadores de alergias e coceiras diversas em nossa pele.

Dicas de como retirar mofo de roupas.

- Caso o bolor se aloje em pontos aglomerados, formando manchas, basta lavar a região com leite ou suco de limão e deixar secar ao sol. Caso seja necessário repetir mais vezes, faça até sumir a mancha. Lave, em seguida, na maneira convencional, ou seja, água e sabão, e deixe secar ao sol, em um cabide.

- Manchas de mofo, com formato de pontos negros, são difíceis de retirar. Nesses casos, basta deixar a peça de molho em água salgada e bem quente. O ideal seria usar 6 colheres de sopa de sal para cada balde de água. Logo que a água esfriar estenda a peça ao sol espremendo um limão juntamente com uma colher de sal. Deixe agir por 2 horas. Lave em seguida.

- Mofo vermelho: para aqueles mofos com cor avermelhada basta ferver a peça, em uma panela grande com um bom punhado de fubá. Desligue o fogo e deixe a água esfriar. Enxague, em seguida e deixe ao sol para secar.

- Caso as peças sejam de cor e desbotem com facilidade, basta mergulhar as manchas de mofo em uma leiteira, com leite fervendo, e aguardar uns 5 minutos Em seguida, lave bem a peça usando uma mistura de vinagre branco com água.

Com essas dicas é possível livrar-se daquelas manchas de mofo que danificam suas roupas e causam uma série de incômodos à sua pele.