Como Manter seu Coração Saudável

como manter seu coração saudávelBoas práticas para manter seu coração saudável é que vamos falar neste artigo. O aumento das doenças do coração vem preocupando especialistas do mundo todo. As causas são as mais diversas possíveis, incluindo alimentação e estilo de vida.

As doenças coronarianas têm levado ao óbito mais pessoas que a soma de muitas outras doenças. Os enfartos encabeçam a lista das doenças fatais mais temidas. Entre as mulheres, então, matam mais que o câncer de mama.

Cuidado especial com a alimentação

No entanto, é possível manter seu coração saudável adotando o seguinte estilo de vida:

- Alimentação: uma alimentação saudável e balanceada é a primeira questão a ser considerada quando falamos em saúde do coração. A escolha correta dos alimentos é fator primordial para uma vida longa e saudável. Seu coração funciona bem como os seguintes alimentos:

- frutas frescas, em especial a maçã. A recomendação para um coração sadio é o consumo diário de uma maça logo pela manhã.

- carne de peixe, por ser rica em ômega 3. Os suplementos, na forma de comprimidos e cápsulas também são uma boa indicação.

- Pimenta: esse alimento é um excelente antiinflamatório que evita o entupimento das veias e artérias, prevenindo o enfarto. Algumas vertentes da medicina estudam suas propriedades como afrodisíaco natural.

- Nozes: Esse é outro alimento que não pode faltar no cardápio. As nozes possuem uma espécie de gordura muito benéfica ao coração, reduzindo a incidência de doenças cardíacas em quase 30%. Como recomendação diária, sugere-se a ingestão de 3 nozes diárias.

como manter seu coração saudável1

- Vinho: considerado a bebida dos deuses. Rico em antioxidantes é um excelente estimulante para o coração e pode ser consumido na proporção de um a dois cálices diários

– Sol: O temor dos efeitos maléficos dos raios UV, tem feito com que as pessoas fujam do sol. Não se deve radicalizar nesse sentido e usufruir dessa fonte natural de Vitamina D por alguns minutos diários. Utilize o protetor e tome seu banho de sol. Uma exposição de 15 a 30 minutos ao dia é benéfica e permite ao organismo assimilar uma boa dose dessa vitamina, tão benéfica ao bom funcionamento do coração.

- Lazer: tirar algumas horas de lazer, diárias ou semanais, é condição primordial para a longevidade, preservando sua saúde de um possível infarto. Envolva a família ou pessoas conhecidas nesses momentos tão importantes de descontração, para recarregar as energias e impedir que o stress prejudique o correto funcionamento desse órgão vital.

Agindo assim, é possível aumentar sua expectativa de vida e manter seu coração funcionando corretamente.