Como Evitar Manchas de Desodorante Nas Roupas

Como-Evitar-Manchas-de-Desodorante-Nas-RoupasVamos falar um pouco sobre como evitar Manchas de desodorante nas roupas. Nas épocas mais quentes, onde a transpiração aumenta consideravelmente, não dá para negligenciarmos o uso de um bom desodorante, a fim de nos resguardarmos dos efeitos indesejáveis da sudorese. As variedades desse produto no mercado são muitas, incluindo marcas, composições e tipos.
Com relação aos tipos, podemos citar os desodorantes em cremes, sprays e os roll-on, cada um atendendo a necessidades e gostos específicos. No entanto, seu uso contínuo pode manchar as roupas, principalmente as coloridas.

Diversos fabricantes, conhecendo o problema, vêm alterando a composição de seus produtos com a intenção de minimizar ou sanar esse inconveniente, o que não é tão trivial, uma vez que os componentes responsáveis por impedir a transpiração, tais como sais de alumínio, são os mesmos que causam as manchas nas roupas. Por possuírem dimensões muito reduzidas, esses sais penetram nas fibras dos tecidos, dificultando sua remoção. Retirá-los definitivamente da fórmula é algo inviável, pois tornaria o produto ineficaz.

Além dos produtos contidos no desodorante, devemos considerar a própria composição do suor, que propicia a proliferação de fungos e bactérias que se alojam nas paredes dos tecidos, ocasionando manchas e cheiros desagradáveis, muitas vezes difíceis de retirar, mesmo após as lavagens mais pesadas.

Alguns conselhos podem ajudar a minimizar o problema, incluindo:

- Após o uso, lave imediatamente a peça e não deixe a roupas em um cesto para serem lavadas posteriormente. Quando mais cedo lavar menor a possibilidade de formação de manchas.

- Uma excelente alternativa antes de lavar suas peças, ainda secas, é utilizar o suco de limão sobre a região. Basta aplicar e aguardar alguns minutos para reagir. Lave-as, em seguida, com água em abundância. Durante a lavagem, misture uma tampinha de álcool junto com o sabão em pó, deixando de molho por algumas horas, o traz excelentes resultados.

Além dessas recomendações, é interessante lembrar que não devemos passar as roupas com manchas, pois os efeitos das altas temperaturas tendem a fixar ainda mais as manchas, dificultando em muito o processo de remoção.