Como Descartar Celulares, Lâmpadas, Baterias…

Celuares-e-baterias

Saiba como descartar objetos obsoletos como:celulares,lâmpadas fluorescentes, bateria de carro e outros produtos eletrônicos.

Com as inovações tecnológicas surgindo diariamente, computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos tornam-se absoletos em um curto espaço de tempo.

Como então podemos descartá-los? As dúvidas também surgem quando queremos andar para o lixo baterias de carro, exames de raio-X e lâmpadas fluorescentes.

Como se sabe, esses produtos possuem alguns compostos que podem oferecer risco à saúde de seres humanos e animais. Sendo assim, eles precisam ser descartados de forma correta e em lugares apropriados para recebê-los, evitando risco de contaminação do solo e da água.

Materiais usadosUm bom exemplo são as baterias de carro. Muitos podem não saber, mas elas contêm chumbo, o qual pode ocasionar em sérios problemas ao sistema nervoso, além de enfraquecer os ossos e causar anemia.

A  forma de contaminação é simples: basta que a substância seja despejada no solo para que suas matérias-primas decompostas, ingeridas por vermes e minhocas e, em contato com o lençol freático, entrem na cadeia alimentar por meio das plantas.

Seguindo o ciclo o homem e os animais se alimentarão de vegetais e acabaram ingerindo compostos nocivos.

As lâmpadas fluorescentes também oferecem um grande risco. Elas contêm vidro e metal, além de fósforo e mercúrio. Uma vez ingerido, o fósforo favorecerá o surgimento de câncer e provocara lesões nos rins e no fígado. Já o mercúrio, quando inalado, poderá causar dor de cabeça, febre, fraqueza muscular.

Os números de descarte de materiais eletrônicos ou que podem oferecer risco à saúde são alarmantes. Só no Brasil são descartados 0,5 kg de computador por habitante.  Já se falarmos do mundo todo, são geradas 40 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos a cada ano e apenas 10% são reciclados da forma correta.

Sendo assim, antes de jogar qualquer aparelho fora, avalie sua composição e procure depósitos adequados. Há sempre coletoras de pilhas e baterias de celular, bem como lixos específicos. Procure a prefeitura de sua cidade e ajude a contribuir para o bem-estar da nossa saúde e do planeta.