Como Conservar o Gás do Refrigerante

Quem já não abriu uma garrafa de refrigerante, consumiu apenas uma parte do líquido e fechou a garrafa para consumo posterior? A maioria das pessoas faz isso.

como-conservar-gás-refrigerante

O inconveniente é que, na próxima vez que abri-lo novamente, uma grande parte do gás armazenado na garrafa poderá perder-se, alterando a qualidade e o gosto do líquido. Nada mais desagradável que refrigerante sem gás.

No entanto, alguns cuidados podem ser tomados para garantir que seu refrigerante permaneça, por mais tempo, gaseificado e com sabor agradável.

Dicas para conservar o gás.

- No caso das embalagens pet, aperte a garrafa até que o líquido fique próximo à borda. Com a tampa, feche a garrafa antes mesmo do líquido voltar a posição original. Mesmo que a garrafa fique um pouco deformada, reduzirá o espaço interno, impedindo a expansão do gás, que ficará envolto nas moléculas do líquido, e sua posterior eliminação, quando aberta novamente.

- Caso possa transferir o conteúdo da embalagem de 2 litros para outra de 600 ml, também é outra opção. Vire o conteúdo vagarosamente, para evitar a perda do gás durante a transferência, feche bem a garrafa e conserve seu refrigerante por mais tempo.

- A temperatura também influencia na perda de gás do refrigerante. Quanto mais baixa for a temperatura de armazenamento, menores serão as perdas ao abrir a tampa. Caso vá usá-lo em 3 horas ou menos, aconselha-se deixar a garrafa no congelador para minimizara fuga de gás.

Antes mesmo de abrir a garrafa a primeira vez, deixe-a repousar um pouco antes. O agito da garrafa produz liberação excessiva de gás. Abrir refrigerante quente também promove perda considerável do gás. Abra a tampa vagarosamente e com muito cuidado para não derramar o líquido e perder o gás.

Com isso, seu refrigerante preserva suas características iniciais e você pode aproveitar melhor seu sabor mesmo que esteja armazenado há dias na geladeira.