Como Aumentar a Vida Útil dos Pneus

como-aumentar-a-vida-útil-do-pneuOs pneus são um dos acessórios mais importantes de seu automóvel. Através dele é que a potencia do motor é transformada em movimento no solo. São indispensáveis para a segurança e bom funcionamento de seu carro, necessitando apresentar-se sempre em boas condições.

Pneus murchos, carecas e deformados acarretam sérios problemas de estabilidade  e locomoção ao veículo, aumentando, assim, a incidência de acidentes.

Vamos dar algumas dicas de como aumentar a vida útil dos pneus de seu carro,  e para mantê-los sempre em condições adequadas de uso, atente para algumas regras básicas:

- Calibrações: Faça a calibração dos pneus semanalmente. Existem pessoas que somente efetuam a calibração antes de viajar. Outras, nunca calibram. Não se esqueça também de calibrar o estepe. Pneus bem calibrados melhoram o desempenho e estabilidade do veículo. Utilize sempre as pressões descritas no manual do fabricante. Pressões muito altas deixam o carro menos estável e aumentam a facilidade de estourarem. Pneus murchos afetam o desempenho e sobrecarregam o sistema de amortecimento.

- Rodízio: assim como a calibração é fundamental para preservar o bom estado dos pneus, o rodízio dos pneus também o é. Com ele, é possível garantir um desgaste homogêneo dos quatro pneus, o que favorece a estabilidade do veículo. O período entre cada rodízio é de 8000 quilômetros para pneus radiais e 5000 para pneus diagonais.

- Sobrecargas: evite sobrecargas em seu veículo, pois exercem um peso excessivo nos pneus, na região de contato com o solo. Caso os pneus passem sobre um buraco ou pedra, a força se multiplica, aumentando as possibilidades de avarias.

- Alinhamento e balanceamento: pneus desalinhados e desbalanceados reduzem em até 30%  sua vida útil. Devem ser realizados sempre que o automóvel sofre fortes impactos, nas trocas de pneus ou cada 10000 km. Para não se esquecer, basta conciliar as trocas de filtros, com periodicidade similar, com o alinhamento.

como-aumentar-a-vida-útil-dos-pneus-2

Atentando somente para esses pontos, é possível aumentar a vida útil dos pneus e usufruí-los por mais tempo em boas condições.