Como Atender Bem seus Clientes

atender bem seus clientesFique atento para as maneiras adequadas de como atender bem seus clientes.
Existe uma frase que diz “O Cliente é a razão de ser de uma organização”. Pensando nisso, podemos concluir que qualquer instituição que não preza em manter seus clientes satisfeitos, tende a fechar as portas tão logo comece a funcionar. De nada adianta ter ótimos produtos e serviços a oferecer se a abordagem é totalmente inadequada.

Atender bem os clientes é fundamental para se manter num mercado cada dia mais competitivo. Dessa forma, durante a abordagem, atente para os seguintes fatos:

- Sempre o receba com um belo sorriso estampado no rosto: independente do seu estado de ânimo ou dos problemas pessoais que vêm enfrentando, seu cliente não pode pagar a conta por eles. Procure separar sua vida pessoal da profissional.

- Evite usar palavras de baixo calão: não se dirija ao seu cliente utilizando-se de palavras chulas ou mesmo gírias. Isso é falta de respeito, principalmente quando seu cliente for uma pessoa educada e que não tem o costume de usá-las. Atender clientes exige o mínimo de educação e compostura. Seria bom rever seus conceitos e mudar de atitudes.

- Não desvie a atenção do seu atendimento: evite ficar atendendo outras solicitações, telefonando ou acessando seu computador durante o atendimento, pois dará a impressão de que a presença dele está incomodando. Procure desligar o celular e se afastar da tela de seu computador enquanto estiver conversando com ele. Lembre-se sempre de olhar fixamente em seus olhos para transmitir a imagem de que sua presença é importante.

- Não tente mudar a opinião dele de forma indelicada, mesmo que seja totalmente discordante da sua. Convencer é uma arte que poucos usam com sabedoria. Saiba usar as palavras certas, no momento certo. Antes, procure ouvir seu ponto de vista para então pensar em uma forma de convencê-lo.

- Demonstre gratidão pelo cliente: essa é a forma mais eficaz de fidelização. Demonstrar sua gratidão por ele ter escolhido a sua empresa é o mínimo de consideração esperado por qualquer cliente. Ele não tem a obrigação de procurá-lo. Caso tenha escolhido você e sua empresa, os agradecimentos são uma obrigação por essa escolha.

atender bem os clientes

Infelizmente o quesito “atendimento” é pouco trabalhado em nosso país. Precisamos evoluir muito na forma de atender bem e fidelizar os nossos clientes.

Muito deve ser feito para melhorar o atendimento em nosso país. Treinamentos contínuos e supervisão funcionam bem e deveriam ser adotados por todos que pretendam sobreviver no mercado.