Cinco Dicas para Fazer Horta em Casa

5-dicas-para-fazer-horta-em-casa-1Vamos dar Cinco Dicas para fazer horta em Casa e dessa maneira voce vai aprender passo a passo como  cultivar hortaliças em casa.
O uso cada vez mais constante de agrotóxicos na produção de hortaliças tem levado muita gente a ter sua própria horta em casa. Engana-se quem acredita ser necessário grandes extensões de terra para poder cultivar hortaliças. Muitas vezes, um cantinho de pequenas proporções já é suficiente para plantar e colhê-las.
Além disso, somente o fato de poder desfrutar de um alimento livre de agrotóxicos já vale o esforço despendido, sendo, ainda, um ótimo lazer.
Para ter a sua própria horta e desfrutar de seus benefícios, basta seguir os seguintes passos:

- Defina o local: Evite plantar em um local e replantar em outro. Dê preferência para locais onde haja, ao menos, 3 horas de insolação. Plantas necessitam de luz solar para se desenvolver adequadamente. O ideal é que haja uma torneira ou ponto de água para facilitar a rega.

- Providencie os utensílios necessários: para iniciar e manter sua horta é necessário possuir, pelo menos, pá, tesoura de poda, luvas de borracha ou couro, palitos de churrascos ou varetas de bambu e arames de embalagens, com as seguintes finalidades:

- Pá: fazer buracos na terra que receberá a semente ou muda e mexer a terra para torná-la fofa.
- Tesoura: efetuar podas periódicas.
- Luvas: Evitar toxoplasmose e outras doenças, contatos com fungos e outras pragas e ferimentos diversos.
- Palitos: Sustentar as plantas em crescimento.
- Arames: Amarrar a planta ao palito.

Preparo do solo

- Prepare adequadamente o solo: Uma boa alternativa na preparação do solo é misturar, em proporções iguais, terra e húmus que deixa o solo rico em nutrientes, permitindo um crescimento adequado das hortaliças. Evite usar esterco de gado, pois nas fezes bovinas pode haver concentrações elevadas de antibióticos e remédios diversos, decorrente da vacinação e medicação dos animais. A casca de pinhão é um dos melhores adubos orgânicos que existe e pode ser usada sem restrição.
- Faça as covas: Para cada planta existe uma distância adequada entre covas. Respeite isso para garantir um crescimento saudável para suas hortaliças.
5-dicas-para-fazer-horta-em-casa-2- Faça o plantio: Algumas hortaliças devem ser cultivadas em épocas específicas e outras podem ser plantadas o ano todo. Leve isso em consideração, pois, se fizer o plantio em época inapropriada, pode não haver colheita.
- Regue constantemente: Toda hortaliça necessita de água diariamente. O horário adequado é logo após o por do sol. Caso regue no momento em que o sol ainda incida sobre a planta, poderá queimar as raízes e afetar seu correto desenvolvimento.

Seguindo essas recomendações, poderá desfrutar do privilégio de possuir seu alimento fresco e livre da presença de agrotóxicos, contribuindo para a melhoria de suas condições de saúde.