Castanha do Pará e seus Benefícios

castanha do ParáAs propriedades medicinais dos alimentos vêm sendo objeto de estudos há anos. As pesquisas sobre as propriedades farmacológicas dos alimentos vêm recebendo cada vez mais atenção de pesquisadores e cientistas do mundo todo.

Segundo especialistas, uma alimentação rica e balanceada desde a mais tenra infância promove, de forma adequada o crescimento e manutenção de órgãos e sistemas do nosso corpo, impedindo a proliferação de doenças.

Um alimento, nativo do nosso solo, que vem recebendo atenção especial por parte da comunidade científica é a castanha brasileira.

A nossa castanha é um dos produtos de maior valor comercial e ecológico, comparada aos demais produtos da Amazônia. Ela é referencia nacional de produto saudável, possuindo riquíssimas propriedades terapêuticas e homeopáticas.

Dentre os seus benefícios podemos citar:

- Por ser uma rica fonte de ômega 6, possui ação oxidante, retardando o envelhecimento precoce e reduzindo a incidência e inflamações internas.

- Suas altas concentrações de vitamina E, associadas ao selênio, atuam na redução das taxas de radicais livres, retardando a degeneração celular e os desequilíbrios hormonais.

- Possuem gorduras em sua composição, monossaturadas e polissaturadas, com ação redutora do colesterol ruim e ativadora do bom colesterol. É um excelente remédio para o coração e, aliado às dietas, promove sensação de saciedade, sendo indicado no máximo 4 unidades diárias, devido às altas taxas calóricas.

- Atua de forma eficaz na prevenção do câncer, quando usado regularmente.

Além de todas essas vantagens ela atua na prevenção das doenças do miocárdio, fortalece as estruturas imunológicas, age como um poderoso antioxidante e é eficaz na regulação dos hormônios tireoideanos.

Seu custo é relativamente alto, comparado com diversos alimentos. Não podemos esquecer, porém, que o consumo da castanha do Pará é um ótimo investimento para a saúde e bem estar.