Calvície: Causa e Tratamento

calvicie

Você sabia que o melhor tratamento para a calvície é a prevenção? Isso mesmo. Muitas pessoas acham que devem procurar ajuda depois que o problema já está em um nível avançado, mas isso é um erro.

Quanto mais cedo a pessoa procurar ajuda médica, melhor seu problema de calvície será resolvido.

Temida por homens e mulheres, a calvície é um dos problemas que mais afeta o couro cabeludo. Mas graças à tecnologia e às pesquisas existem hoje diversos tratamentos que podem evitar ou retardar a queda dos fios.

Como evitar a calvicie

O principal deles é manter uma vida saudável, principalmente na adoção de uma alimentação balanceada, rica em proteínas, aminoácidos, nutrientes (cobre, ferro, zinco, oléo de linhaça) e vitaminas (complexo B). A prática de exercícios físicos também é essencial. Uma dieta adequada e as atividades físicas ajudarão a nutrir as fibras capilares e a irrigar o couro cabeludo.

Além da limpeza correta do cabelo (com shampoo com PH neutro e sem sal), as massagens e drenagens linfáticas no couro cabeludo também são ótimas aliadas.

Elas auxiliam na circulação, ajudam na absorção das loções capilares, ativam o metabolismo por meio da revitalização dos folículos pilosos e reduzem a ação dos hormônios responsáveis pela queda dos fios.

Mas quem quiser recorrer a tratamentos com remédios as opções também são variadas. Alguns exemplos são: o Minoxidil (facilita o crescimento do cabelo e é indicado para homens e mulheres), o Finasterida (inibe a enzima que causa a queda dos cabelos mas não pode ser utilizado por mulheres, pricipalmente as grávidas) e os anticoncepcionais (reduzem a ação das glândulas sebáceas e, assim, a ocorrência de seborréia).