Café e Seus Benefícios para Nosso Organismo

Café-e-seus-benefíciosConsiderado durante anos como uma bebida que só causava males ao organismo, o café vem, aos poucos, melhorando a sua fama, frente às novas descobertas científicas, que o colocam como uma bebida extremamente saudável  e proporciona muitos benefícios para nosso nosso organismo.

Pesquisas recentes apontam o café como um forte aliado contra doenças do coração, preventivo contra diabetes e redutor do colesterol ruim.

Essa bebida conta com uma infinidade de amantes, que não imaginariam o mundo sem esse saboroso licor. Sua fama é tanta que hoje em dia é considerado a bebida mais consumida em todo o planeta.

Pelas manhãs funciona como um estimulante aos ânimos e aos bons pensamentos. Café da manhã algum estaria completo sem uma bela xícara da bebida.

Sua popularidade aguçou a curiosidade dos cientistas, em todos os cantos do mundo, que decidiram estudar melhor suas propriedades a fim de conhecer o fascínio gerado por ele, bem como procurar algumas vantagens quanto a sua constante utilização.

Algumas informações importantes, provenientes de estudos americanos, relatam que a cafeína, presente em sua composição, protege o funcionamento do cérebro frente aos efeitos causados por dietas ricas em colesterol, que afetam em muito as transmissões nervosas corpo-cérebro. Doenças como o Mal de Alzheimer também podem ser prevenidas com seu uso constante.

Estudos realizados na universidade de Harvard revelam que o café não causa danos ao coração, como antes se imaginava, tampouco é desencadeador da hipertensão arterial.

cafe_1

Fatores como ingestão descontrolada de gorduras, sedentarismo e tabagismo são os principais responsáveis pelas doenças cardio-vasculares.

Outra pesquisa realizada na Finlândia atribui ao café propriedades de prevenção do diabete tipo 2, por retardar a absorção de glicose.

Apesar do café trazer benefícios ao nosso organismo, estudiosos recomendam a ingestão de, no máximo, 5 xícaras diárias.

Sendo assim, os amantes do cafezinho podem continuar a consumi-lo diariamente, pois, além de não fazer mal algum a sua saúde, pode também prevenir uma série de problemas crônicos.