Brotoejas: O que é e Como Tratar

Ah, o verão… Já falei que detesto né? Hehe… Pois é, eita tempinho pra trazer complicação, viu! São inúmeras as doenças e intercorrencias que surgem na estação mais quente do ano. Casos como insolação (tem um artigo sobre isso aqui no blog), desidratação e até mesmo queimaduras por exposição excessiva ao sol, são mais do que normais já que muita gente perde a noção do que é bronze e do que é “tostar” no sol, mas, enfim…

A transpiração excessiva nos dias quentes nada mais do que uma forma que nosso corpo encontra de diminuir a temperatura de nosso corpo, mas, os bebês e crianças possuem poros menores, obstruindo-se e inflamando com facilidade nos dias quentes, daí a tão temida reação típico de temperaturas altas e tão temida pelas mamães:

BROTOEJAS.Brotoejas

Essas bolinhas incômodas e tão desconfortáveis aos nossos anjinhos são erupções cutâneas, resultantes da obstrução das glândulas sudoríparas que impedem que o suor chegue até a superfície da pele. Daí os poros se inflamam; o que causa muita coceira e irritação. Pronto, lá estão os pequenos cheios de brotoejas que geralmente encontram-se localizadas no rosto, ombro, barriga, pescoço e peito.

Infelizmente com o tempo quente como está (semana passada os termômetros marcaram aqui no RJ, 40º!), fica difícil que essas incômodas surjam nas crianças, mas, é possível, com algumas precauções dificultar o surgimento das nojentinhas.

 Dicas e receitas para evitar e tratar as brotoejas

- Vista os pequenos com roupas confortáveis. Nada de peças apertadas; opte sempre pelos modelos largos e fresquinhos. Ah, não exagere nas roupas; evite embrulhar os pequenos, afinal, eles não são pacotes de presente, ok? Hehe…

- Procure manter as crianças em locais mais arejados e de preferência, com sombra. Dessa forma, a transpiração não é tão intensa;

- Olho na alimentação dos pimpolhos!! O consumo de alimentos gordurosos e e os irresistíveis doces, devem ser moderados já que,em excesso fazem enorme mal a saúde e no verão, aumentam a temperatura interna do corpo, o que aumentar ainda mais as chances das brotoejas surgirem;

- Coloque uma colher de chá de maizena na água durante o banho dos pequenos. Na hora de secá-los, não esfregue a toalha (a fricção pode irritar a pele facilitando o surgimento das bolinhas), só pressione de leve no corpo;

- Se a criança já apresenta brotoejas, use toalhinhas molhadas no corpo para que alivie o desconforto. Dê atenção especial aos locais lesionados.

- Evite usar perfumes, loções ou pomadas perfumadas. Use somente cremes receitados pelo médico;Brotoejas

Se dentro de três dias, não ocorrer melhora nas erupções ou, a criança apresentar febre, procure o pediatra imediatamente.