Bolo Praliné

Praliné é uma calda de caramelo (dessas que colocamos no pudim) no ponto de endurecer e acrescentamos a ela amendoas. Deixa endurecer e quebra essa calda dura em pedacinhos. Confira como fazer um bolo praliné.

Ingredientes:

Bolo-praline1 xícara (chá) de açúcar;
1 lata de creme de leite;
1 xícara (chá) de manteiga;
1 xícara (chá) de leite;
3 ovos;
1 e 1/2 xícara (chá) farinha de trigo;
1 colher (sopa) de fermento em pó químico;
Margarina para untar.

Recheio e cobertura:

2 latas de doce de leite cremoso.

Praliné:

1 xícara (chá) de avelãs ou amêndoas sem pele;
1 xícara (chá) de açúcar.

Como preparar:

No liquidificador, bata os ovos, a manteiga, o creme de leite e o açúcar por 3 minutos. Adicione o leite e a farinha peneirada e bata até ficar homogêneo. Junte o fermento e misture.
Forre uma fôrma de 35 cm x 25 cm com papel-manteiga, despeje metade da massa, espalhe metade do doce de leite, o restante da massa e por cima o doce de leite restante.
Leve para assar em banho-maria, em forno médio, pré-aquecido, por 45 minutos. Bata no liquidificador as avelãs ou amêndoas sem pele.
Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo até caramelizar. Coloque as avelãs ou amêndoas trituradas e misture somente mexendo a panela, sem mexer com colher.
Despeje sobre uma superfície lisa levemente untada com margarina. Espere esfriar, quebre em pedaços menores e triture grosseiramente no liquidificador. Espalhe sobre o bolo, deixe esfriar, corte seu bolo praliné em quadrados e sirva.