Benefícios do Consumo da Aveia

A aveia é um dos alimentos mais completos e nutritivos que existe. Desde cedo temos contato com esse nutritivo alimento, nas mamadeiras e na forma de mingau.

beneficios-aveia

De ótimo gosto e facilmente aceita por pessoas de todas as idades, a aveia vem alimentando crianças no mundo todo, desde tempos remotos. Têm-se notícias de seu uso, em eras passadas da civilização mundial.

Benefícios  para o organismo

Além do paladar agradável, a aveia é um carboidrato riquíssimo em fibras, que atua no organismo facilitando a digestão dos alimentos.

Contém dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis. Dentre essas, uma fibra insolúvel que mais atua em nosso organismo é a betaglucana.

Entre as diversas atividades benéficas ao perfeito funcionamento do organismo, essa fibra atua, também, retardando o esvaziamento do estômago, aumentando a sensação de saciedade e facilitando a atividade gastrointestinal.

Outras funções incluem: melhoria na função circulatória, controle eficaz da glicemia, reduzindo o açúcar no sangue em taxas adequadas, reduz as absorções de gorduras que atuam no aumento do colesterol ruim, agindo, ao mesmo tempo, na elevação do colesterol bom, o HDL.

O uso frequente da aveia, nos mais variados pratos, reduz a concentração de gorduras no sangue, grande causador de enfartos, proporcionando longevidade e melhores condições vasculares.

No ano de 2005, a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, reconheceu, publicamente, a eficácia da betaglucana na redução dos níveis de colesterol ruim, alertando, porém, que uma alimentação equilibrada e atitudes saudáveis são necessárias para que haja uma ação efetiva da fibra.

Independentemente da aveia estar em flocos finos ou grossos, sua composição nutricional é a mesma, com os mesmos teores de betaglucana.Seu uso constante é promessa de vida longa e saudável.