Benefícios do Consumo Carne Vermelha para Nosso Organismo

Não retire a carne vermelha de seu cardápio.

beneficíos-carne-vermelhaAlgumas vertentes da sociedade têm feito muita propaganda sobre a abolição da carne vermelha dos cardápios, frente ao aumento das taxas de colesterol e triglicérides em pessoas que dela fazem uso.

Ainda não se pode quantificar qual a contribuição disso para o aumento desses índices. Acredita-se que o consumo exagerado possa sim ser um dentre tantos outros fatores. Qualquer alimento, usado em proporções e condições inadequadas pode acarretar algum mal ao nosso organismo.

Agora, eliminar de vez o consumo, sem atentar para os benefícios que trazem ao nosso organismo, é radicalizar.
Fonte de importantes nutrientes, a carne vermelha, usada com critérios, mantém nosso organismo funcionando adequadamente, dando a sensação de saciedade, impedindo os acessos, fora de hora, à geladeira.

Motivos para consumo da carne vermelha

Dentre os principais nutrientes existentes em sua composição, podemos citar:

- Proteínas: As carnes vermelhas são as principais fontes de proteína dentre todos os alimentos. Comparada à proteína mineral, sua absorção é mais efetiva e completa. Contém, ainda, todos os tipos de aminoácidos necessários ao nosso metabolismo celular.

- Ferro: Possui mais ferro que o feijão e é ótimo para evitar anemias. Para os anêmicos, um cardápio regrado à carnes vermelhas melhora os quadros de anemia profunda.

- Vitamina B12: As carnes vermelhas possuem altas concentrações dessa vitamina, promovendo o bom funcionamento do nosso sistema nervoso central e do sistema celular.

Apesar dos benefícios da carne vermelha, sugere-se ingerir apenas carnes magras, com pouco teor de gorduras, para não acarretar aumento da pressão arterial e das taxas de colesterol. Partes mais nobres como filé mignon e coxão mole normalmente possuem menores teores de gordura.

Além disso, usando da criatividade, uma infinidade de pratos pode ser preparada, combinando seus benefícios com os das verduras e legumes.
Tudo isso reforça a importância de mantê-las em nossa dieta. Desde que usadas adequadamente, só trazem benefícios à nossa saúde.