Benefícios do Café da Manhã

 

Dentre todas as refeições diárias, o café de manhã é a mais importante delas, acima do almoço e jantar. Por isso,não tem desculpa sair de casa para trabalhar ou estudar sem antes se alimentar corretamente.

cafe_da_manhã

Alguns até alegam não ter fome pela manhã, como justificativa para não se alimentarem, saindo de casa somente com uma simples xícara de café preto.Isso pode significar que a pessoa abusou dos lanches e guloseimas na noite anterior.

É importante considerar que devemos fazer as refeições noturnas com moderação e adotar isso como regra de conduta. Excessos, antes de dormir, podem acarretar insônias, inchaços estomacais, queimações e outros males, advindo do uso inadequado dos alimentos.

Ele é considerado como a refeição mais importante, pois é nesse momento do dia, em que a absorção dos nutrientes, oriundas dos alimentos, é mais efetiva.

Alimentação inadequada pela manhã, quando o organismo está de jejum, pode causar falta de concentração, facilmente perceptível, decorrente das baixas taxas de oxigenação do cérebro. Portanto, aos estudantes de plantão, aconselha-se assistirem às aulas, bem alimentados, principalmente nos dias de provas e exames.

Com relação ao trabalho, a condição é a mesma. Um café pobre pela manhã, dificulta o raciocínio e compromete a tomada de decisões. Nesse caso, ir a uma reunião de negócios, com o estômago vazio, pode acarretar tomadas de decisão equivocadas.

Pela manhã, ao preparar seu café da manhã, não esqueça de considerar os três principais tipos de alimentos:

- Leites e derivados: Fontes de vitaminas, ferro, cálcio e fósforo.
- Frutas frescas e sucos: Ricas em vitaminas, elas sustentam sem sobrecarregar seu organismo. De fácil digestão, fornecem a energia necessária para começar bem o dia.
- Cereais: Ricos em fibras e minerais, ativam o funcionamento de seu sistema digestivo, proporcionando uma eficaz digestão e eliminação dos resíduos alimentares.

Nunca se esqueça da importância que um bom café da manhã proporciona para sua saúde e bem estar. Coma sempre alimentos saudáveis, principalmente ao amanhecer, quando nosso organismo possui maior poder de absorção dos nutrientes.