Benefícios da Mandioca

Bebefícios da mandiocaA mandioca vem sendo utilizada pelos nativos de nosso país desde antes da colonização portuguesa, onde a utilizavam no preparo de um grande número de pratos diferentes. Além disso, era usada na produção da tapioca, uma farinha indígena feita com o seu refino.
Atualmente, é cultivada em quase todos os países da America, além da África e alguns países asiáticos.

O que alguns desconhecem é que esse fascinante tubérculo, quando cru, é extremamente tóxico, liberando altas doses de ácido cianídrico. Por isso, para consumi-lo, deve-se antes descascar e lavar em água corrente seu caule e, somente então, cozinhá-lo.
A culinária brasileira, uma das mais criativas do planeta, utiliza essa raiz no preparo de uma infinita variedade de pratos, desde os mais simples aos mais refinados.

Aliado ao ótimo gosto, a mandioca possui um alto teor de vitaminas, minerais e carboidratos em sua composição.
Entre as diversas vitaminas presentes em sua composição podemos citar: Vitamina C, Vitamina B1 e B2. Seus minerais mais importantes são: magnésio, cálcio, ferro e potássio.

Benefícios da Mandioca

Devido á sua excelente composição nutricional, a mandioca é indicada no tratamento das seguintes problemas de saúde:

- Problemas digestivos: Para as pessoas que sofrem de gastrites, colites e úlceras gástricas, a tapioca, feita da mandioca, é um excelente remédio, pois retém grande quantidade de água, além de ser um poderoso emoliente, que suaviza os efeitos do ácido clorídrico do estomago sobre as mucosas digestivas.

- Doenças celíacas: decorrentes da ingestão de glúten por parte de alguns indivíduos que desenvolvem rejeição a esse tipo de alimento. A mandioca e seus derivados não possuem glúten em sua composição e pode substituir outros alimentos na dieta dos celíacos.

- Problemas hepáticos: a tapioca é um excelente auxiliador para o correto funcionamento do fígado, devido às altas taxas de carboidratos presentes em sua composição e ausência de gorduras, o que protege seu fígado, ajudando-o a funcionar adequadamente.

Esses e outras benefícios da mandioca  tornam amesma uma aliada contra diversas doenças e um alimento riquíssimo em termos nutricionais. Por isso, deveria ser adotada no cardápio da maioria das pessoas interessadas em cultivar boas condições de saúde.